Os motores de pesquisa, também conhecidos por motores de busca, são sites como o Google, Bing e Yahoo. A optimização, principalmente para o primeiro, é extremamente importante pois estes serviços conseguem enviar grandes quantidades de visitas de uma forma contínua ao longo do tempo. Além de ser tráfego de qualidade, ou seja, interessado pelos assuntos que você aborda no seu site, é tráfego gratuito!

Depois de nos últimos 4 artigos da série como criar um blog de sucesso termos preparado o site para ficar online, ensinamos-lhe alguns "truques" para melhorar o SEO do seu site e posiciona-lo em bons lugares nos motores de pesquisa.

Sugerimos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:

Escreva o seu Nome e Email e clique em "Subscrever".

SEO

Antes de começar, quero que saiba que Search engine optimization ou SEO (abreviação) é o termo em inglês utilizado para optimização para motores de pesquisa. Esta palavra é muito utilizada quando se fala de optimização por isso é bom que você saiba o que significa.

Existem várias técnicas que permitem melhorar o posicionamento de um site nos resultados. Algumas dessas técnicas são proibidas pelos motores de busca e são denominadas de Black Hat, termo em inglês para classificar más acções.

Estas técnicas de Black Hat SEO têm como objectivo manipular os algoritmos dos motores de busca e fazer um site ou página subir as posições. Apesar de ser o que mais resultados trás, a sua utilização pode levar a uma suspensão ou banimento permanente de um site desses serviços.

Já o White Hat SEO, as boas acções, são procedimentos totalmente legais e que devem de ser utilizados em todos os seus sites de forma a permitir uma melhor indexação e melhores resultados para si.

White Hat: As técnicas White Hat são as técnicas que devemos de aplicar sem haver risco de ser-mos banidos ou penalizados nos resultados.

Alguns exemplos desta técnicas:

  • Utilização de tags H1, H2, H3 (...) nos títulos
  • Utilizar o atributo "alt" nas imagens
  • Usar as tags title, description e keywords
  • etc

Black Hat: São técnicas ilícitas e consideradas abusivas que podem resultar no banimento permanente em temporário (alguns anos) dos sites que utilizam estas técnicas. A utilização de Black Hat SEO tem como objectivo explorar falhas nos algoritmos dos motores de pesquisa.

Algumas técnicas de Black Hat:

  • Colocar texto oculto
  • Colocar links ocultos
  • Trocar e vender links
  • Criação de vários sites que vão ter ao mesmo
  • etc

Que Técnicas Devo Utilizar?

Como disse anteriormente, as técnicas de Black Hat são consideradas ilegais pelos sites de pesquisa e podem resultar no banimento temporário ou permanente de um site dos resultados desses serviços.

Depois de um site ser banido é muito difícil que seja aceite novamente, mesmo que você retire tudo o que seja ilegal. Em dois anos (altura em que comecei a trabalhar com sites) não vi ninguém a dizer que tenha tido sucesso com os pedidos de reconsideração, por isso tenha muito cuidado.

O que eu recomendo é apostar na utilização das técnicas de White SEO. Os resultados são menos eficazes, mas o risco de ter problemas é nulo, excepto em caso de engano dos motores de busca.

Dicas SEO para o seu Blog

Depois de explicar o que é o SEO, as técnicas e lhe dar algumas informações que acho ser úteis, vamos passar a parte mais interessante deste artigo: aquilo que você deve de fazer.

SEO do Blog em Geral

A optimização SEO não é feita apenas nos artigos que você publica. É necessário optimizar bem a página inicial pois será uma das páginas que lhe pode trazer mais tráfego.

O Tema: Se você está a utilizar um tema pago, a partida o tema já está optimizado mas vale a pena confirmar se:

  • Utiliza as tags correctas: H1 para o titulo do post, H2, H3, H4 para outros títulos
  • Apenas existe 1 tag H1 em cada página
  • Não existem links escondidos para outros sites
  • Todo o texto é bem visível

Se encontrar alguma falha, corrija-a!


O Blog: Depois do template é hora de optimizar o SEO da página inicial. Se seguiu todos os artigos desta série "Como Criar Um Blog de Sucesso", certamente leu este artigo onde disse que o plugin All in One SEO Pack é necessário.

Depois de instalado, será adicionado um link no menu do painel de administração do wordpress onde você pode configurar o plugin. Eu já fiz um tutorial que pode ser visto aqui.


Robots.txt: O Robots.txt é um documento que fica na raiz do seu blog, ou seja, tem que estar disponível em oseusite.com/robots.txt e que serve para permitir ou bloquear o acesso dos motores de busca a páginas ou pastas do seu site.

O robots.txt funciona com regras de negação pois por defeito todas as páginas estão acessiveis aos robots (sistemas automáticos de indexação dos motores de busca). Deixo alguns exemplos daquilo que pode colocar no seu robots.txt:

Permitir a indexação completa:
User-agent: *
Disallow:

Não indexar nada:
User-agent: *
Disallow: /

Não indexar a pasta /imagens/ mas indexar a página /imagens/paginadasimagens.html:
User-agent: *
Disallow: /imagens/
Allow: /imagens/paginadasimagens.html

Indexar tudo excepto a pasta /imagens/ e as páginas /contacto/, /termos-e-condicoes/ e /sobre-nos/:
User-agent: *
Disallow: /imagens
Disallow: /contacto
Disallow: /termos-e-condicoes
Disallow: /sobre-nos

Recomendo que peque neste último exemplo e substitua pelas páginas que quer que não sejam indexadas. Copie o texto para o bloco de notas do seu computador, substitua e guarde com o nome robots. Depois passe-o para o seu alojamento e assegure-se que ele está disponível através do endereço oseuendereco.com/robots.txt


Sitemap.xml: O sitemap (mapa do site) serve para que os motores de pesquisa consigam encontrar mais rapidamente todas as páginas do blog.

Em wordpress podemos utilizar um plugin chamado de Google XML Sitemaps que faz o trabalho todo sozinho. Ele cria e actualiza o sitemap e ainda avisa os motores de busca que o sitemap foi actualizado. Recomendo a sua utilização em todos os blogs!


Webmasters Tools: Depois do nosso site estar preparado, vamos submete-los nas ferrementas para webmasters de cada motor de pesquisa mais conhecido.

Aceda aos seguintes sites, faça o login (crie uma conta se ainda não tiver uma) e submeta o seu projecto em cada um deles. Insira também o sitemap.xml no Google Webmaster Tools!

Nota: Cada serviço vai pedir para que autentifique o seu site. Serão disponibilizados várias formas de confirmação, eu opto sempre pela colocação da tag HTML entre as tags <head> do meu tema.

SEO dos Posts

Em cada post que faça, é importante investir mais alguns minutos para que ele fique bem optimizado. Existem várias coisas que podem ser feitas, entre as quais:

Nome do Post: O titulo que você dá ao post é muito importante e deve de conter palavras chave.


URL do Post: O url do post também deve de conter keywords importantes. Retire tudo o que é desnecessário.


Tags e Categorias: Todos os artigos devem de estar nas categorias certas. As tags devem de ser as palavras chave do blog.


Palavras-Chave a Bold: Coloque a bold as palavras que considera importantes. Mas não abuse desta técnica nos posts para que não hajam problemas.


Titulo, Descrição e Palavras-Chave: Ao criar um novo post vai aparecer por baixo do espaço onde você escreve, um novo widget com alguns campos para preencher. Deve de preencher sempre, se não preencher não há problema mas o post não fica optimizado. Este é um widget adicionado pelo plugin All In One SEO.

All In One Seo Pack

Exemplo Prático:
Para perceber como aplicar estas técnicas, veja o seguinte exemplo:

Título: Como Ganhar Dinheiro Online
URL: ganhar-dinheiro-online
Post: Os tempos não estão fáceis pelo que muitas pessoas procuram ganhar dinheiro online. Pode parecer um trabalho complexo, mas que na verdade é fácil apesar de ser necessário muito trabalho e dedicação.

Se quer ganhar dinheiro leia este tutorial (...)

Tags: ganhar dinheiro, ganhar dinheiro online, artigos, dicas
Categorias: Ganhar Dinheiro

All In One Seo
Title: Como Ganhar Dinheiro Online
Descrição (máximo 160 caracteres): Saiba como ganhar dinheiro online com as nossas excelentes dicas. Dicas nunca antes reveladas que o vão ajudar a ganhar dinheiro.
Keywords: ganhar dinheiro online, ganhar dinheiro, redimentos online, renda extra

Conclusão

Espero que estas dicas ajudem-no a compreender o que é o SEO e como o deve utilizar. Se tiver dúvidas, deixe um comentário para que o possamos ajudar.

No próximo artigo irei dar algumas dicas sobre formas de ganhar dinheiro com o seu site. Fique atento!