A taxa de rejeição dos seus visitantes quando entram no seu site pode ser influenciado por várias coisas, entre elas a qualidade do conteúdo, o excesso de publicidade ou até mesmo um mau design ou organização do conteúdo. Nos últimos tempos tenho vindo a fazer algumas alterações nos meus sites que resultaram sempre numa melhoria (descida) da taxa de rejeição e vou partilhar convosco a minha experiência para que possam ter melhores resultados com o vosso projeto.
Neste artigo eu vou usar como exemplo este mesmo site que "levou" uma mudança em quase tudo no passado mês de Abril, mudanças essas que fizeram a taxa de rejeição cair de 45% para apenas 7%, mesmo com poucas atualizações.
Cabeçalho
O cabeçalho é um espaço que não foi muito afetado pelas modificações e o que fiz foi remover o banner de publicidade que rendia pouco e substitui-lo por 3 "caixas" para subscrição do feed, twitter e facebook. Desta forma, ganhei espaço na sidebar porque antes as imagens das redes sociais estavam lá e dou mais destaque aos números de seguidores que o blog tem.
Na próxima atualização pretendo melhorar porque existem algumas coisas que podem ser removidas como aquela barra no topo que para mim está a mais.
Posts
Foi na área dos posts que perdi mais tempo porque optei por renovar todo o código desta parte. O objetivo era remover tudo o que fosse desnecessário (publicidade, linhas, espaços, cores agressivas, etc) e deixar o conteúdo bem visÃvel. Esta é a parte mais importante de um site porque é onde está o conteúdo que os visitantes procuram.
As alterações foram as seguintes:
Homepage:
- Novo tamanho para o tÃtulo e nova posição
- Novo estilo para a informação sobre o post, usando letra mais pequena
- Alteração no tamanho da imagem de destaque e adição de efeito quando passamos o rato por cima
- Resumo com mais texto e novo tipo de letra (verdana)
- Novo link para "continuar a ler" que se destaca por ter uma cor que chama a atenção no meio do branco (fundo) e preto (texto) - A parte mais importante
Página do Post:
- Novo tamanho para o tÃtulo e nova posição
- Novo estilo para a informação sobre o post, usando letra mais pequena
- Remoção das ferramentas de partilha e adição da ferramenta "AddThis"
- Novo tipo de letra (verdana)
- Texto "justificado" automaticamente através de uma regra no css
- Mais espaço entre linhas e parágrafos
- Novas cores e tamanhos para as tags h1, h2, h3...
- Remoção de bordas nas imagens, adição do efeito de sombra (suave)
- Posts relacionados com mais espaço, nova organização, efeitos e cores
- Remoção de publicidade pouco rentável
De todas estas alterações destaco as alterações no texto e no link "continuar a ler" da homepage e as alterações no tipo de letra (cor, tamanho, espaços) e os posts relacionados na página do post. Só assim consegui fazer com que as pessoas lessem bem o que estava escrito e navegassem por outras páginas.
Sidebar
A sidebar foi toda renovada e acabei com os banners 125x125 porque são maus para os anunciantes. Para mim é melhor ter menos publicidade e mais bem paga e deixar o cliente mais satisfeito. Quando quero colocar algum banner para benefÃcio próprio também tenho mais retorno, por isso acho que foi uma boa alteração. Removi as "tabs" e apenas coloquei o que acho mais importante:
- Pesquisa
- Publicidade
- Subscrição por email
- Novos artigos
- Artigos populares
- Últimos comentários
- Links (é provável que com o tempo isto também desapareça)
Optei por fazer a mesma coisa que fiz nos posts: tirar o que é desnecessário, ter espaço em branco e apenas destacar o que interessa. Aproveitei para seguir a dica do Custódio e adicionar um texto no local onde se escreve o email para subscrição de emails e usar o plugin "Popular Posts Bar Widget" para os posts populares. É um plugin pago (custa apenas 8 dólares) mas os resultados são muito positivos.
Footer
Para mim o footer (rodapé) de um site pode ser aproveitado quando se tem muita informação. As coisas menos importantes podem ser movidas da sidebar para o footer (links de parceiros por exemplo) mas como não é o caso do wptotal pensei em dividir em dois espaços: um para colocar informação sobre mim e outro para colocar uma caixa de fãs do facebook, mas com um design personalizado.
Conclusão
Um mês depois das alterações terem sido feitas, posso dizer que a noite que perdi a trabalhar valeu a pena. Passar de 47% para 7% é um resultado excelente e atenção que o site durante este perÃodo foi pouco atualizado por isso é possÃvel que nas próximas semanas a taxa de rejeição desça ainda mais (quando um site não tem conteúdo novo, a taxa de rejeição normalmente é maior). Um printscreen do Google Analytics que comprova a descida na taxa de rejeição:
Para terminar deixo um pequeno resumo daquilo que você tem que fazer no seu site para ter uma taxa de rejeição mais baixa:
- Remova do site tudo o que não é necessário
- Use um template simples e leve
- Tenha atenção ao espaço onde fica o conteúdo, é a parte mais importante do site
- Use um tipo de letra bem visÃvel (arial ou verdana)
- Deixe espaço entre cada linha e entre cada paragrafo
- Destaque os tÃtulos dentro dos posts (um tamanho maior, outra cor...)
- Não deixe o post completo na homepage (é mau para a rentabilização e a taxa de rejeição - nas estatÃsticas - é maior)
- O link "continuar a ler" que fica na homepage tem que ser bem visÃvel
- Lembre-se que menos publicidade pode render mais
Espero que este artigo seja útil. Tem alguma coisa a dizer? Deixe um comentário! 😉
meu site eu mudei template a um ano mais ou menos se não me engano mas perdi todo meu posicionamento no google da primeira pagina estou na pagina numero 10 não consigo subir de jeito nem um meu site é
edsmontador.com.br
trabalho como montador de moveis por gentileza me de uma ajuda por favor
Muito Bacana seu Post Vai me ajudar Bastante com meu Blog O Melhor do Chile.
Estou com taxa de rejeição de 79% :/
Olá Celso!
A alta taxa de rejeição é algo que me incomoda muito e em um dado momento eu decidi modificar o template e aà caiu assustadoramente. Quando olhava as visitas em tempo real, percebia que um clique gerava duas visitas e isso fazia a taxa de rejeição cair. Esse mesmo fato estou percebendo em um outro blog que gerencio, onde a rejeição é baixÃssima e também há cliques duplos contabilizados. O que pode ser? É alguma caracterÃstica do template?
Desde já agradeço!
A taxa de rejeição alta é relacionado ao conteúdo do seu site, se você coloca tags,links que não tem nada a ver com seu site, os buts indexam nos mecanismos de pesquisas, ai quando o usuário faz a pesquisa no mecanismo,encontra seu link e quando entra não tem nada a ver com o que foi pesquisado ele imediatamente retorna para a Pag anterior, assim sento mais um usuário que rejeitou seu site.
Tente colocar assuntos claros e bem explicados sem muita imagem para não entediar o visitante, navegue por sites como uma esponja, absorvendo tudo que você não gostou, para que não tenha o mesmo no seu site.
Eu sinceramente não sei mais o que fazer para diminuir minha taxa de rejeição que beira os 85%. Já dei uma limpada em tudo o que não preciso, comecei a linkar mais internamente os posts, mas não sei o que mais a galera quer rs acho que vou começar a desencanar. Celso, se puder me dar uma ajuda, serei grata! Obg
Olá Celso tudo bem?
São válidas todas as dicas que você escreveu. Você trabalhou em Design de Interação e usabilidade mas principais, do meu ponto de vista, foram:
1 - Post relacionados
2 - Leia mais
Pelo meu conhecimento e um analise recente que fiz em 2 e-commerces foram essas as diferenças:
O primeiro e-commerce com T.R acima de 50% as pessoas navegavam em média 2,5 páginas por 2 minutos.
No segundo e-commerce a T.R. perto dos 5 a 7% as pessoas navegavam em média 5 páginas por mais de 3 minutos.
Logo concluo que as principais alterações que você fez e deu certo são as que contenham links e que estimulem os visitantes a navegar por mais tempo.
Essas duas lojas estão com design mediano pra ruim. E o que tem a taxa menor mostra bem abaixo de suas descrições uma sessão de produtos relacionados bem organizada que oferecem boas alternativas. No caso de um blog: posts relacionados.
Valeu a leitura.
Obrigado por compartilhar sua experiência.
[Dito Passos]
@ditopassos
Oi, Celso!
Adorei o site, esse é o primeiro post em que estou comentando. Como o texto é de 2011, sera que você poderia fazer uma versão 2013, comentando o layout/configurações novas do site?
Estou muito satisfeita com a qualidade do blog (as publicidades muito bem integradas, não consegui saber o que é ou não publicidade), com o conteudo dos textos...e surpresa por você ser tão novo, parabéns pelo trabalho!
Sou brasileira, vivi 1 ano de intercâmbio na Cidade do Porto e so tenho boas lembranças de Portugal!
Desejo muito sucesso pra você! =)
Olá Tudo bem?
De uns tempos para cá minha taxa de rejeição caiu de 65% para 2% ou 1,5%, muito intrigante. Já tentei verificar o que houve mas não consegui descobrir, você teria alguma idéia do que pode estar acontecendo?
Obrigado!
SE PUDEREM ME AJUDAR AGRADEÇO MUITO - Estou passando por alguns problemas quanto aos dados estatÃsticos do Blogger x dados do Analytics, especificamente em 3 assuntos diferentes - 1 - como Desconsiderar as visitas do administrador na contagem de visitação em ambos, 2- Problema relativo a atualização dos dados do Analytics desde sua instalação ao primeiro dia funcionamento do blog e 3- Taxa de rejeição disparou do dia 4 de julho pra ca sem motivo algum no Analytcs, pode ser erro de código?
Primeira dificuldade (no Blogger) - não consigo achar o botão do lado direito da página de estatÃstica para desabilitar minhas visitas no contador do blog. Onde fica esse maldito botão? Será que minha versão é nova do Blogger e esse botão fica em outro lugar?
Existe algum código HTML para que possa ser inserido no código fonte principal do Blog para não contar as visitas do administrador nem no Blogger nem no Analytics? Caso exista poderia me informar e onde devo inseri-lo, abaixo ou acima de que linha?
2.2 - Meu Blog foi aberto em 13 de abril de 2012 e instalei o Analytics em final de maio, como faço para pegar os dados desde o dia que foi criado? O Analytics só me dá a estatÃstica de 4 de junho pra cá. Do dia que o blog foi criado, 13 de abril, a 3 de junho nenhum dado é apresentado pelo Analytics. Na estatistica do proprio Blogger me da 10.960 visitas no total, desde o dia que o blog foi criado 13 de abril, já o analytics me apresenta um total de 6.933.
2.3 - Do dia da contagem do Analytics ( 4 de junho) ate o dia 3 de julho a taxa de rejeicao do Blog era de no maximo 2% ao dia, com uma media do periodo de 0,99%. Do dia 4 de julho em diante aconteceu algum erro interno de programacao que pulou de 2% de taxa maxima de rejeicao para uma media diaria de 4 de julho a 12 de julho para 75,10% , COMO PODE ISSO SE NADA DIFERENTE FOI FEITO NO BLOG DO DIA 4 DE JULHO PRA CA?
MUITO OBRIGADO SE PUDER ME AJUDAR
Olá,
Estou a desenvolver um novo template para o meu site e essas me ajudaram muito.
Um ponto que percebi é quanto mais próximo do topo do site o conteúdo estiver, a probabilidade da taxa de rejeição cair é maior, pois o leitor já entra e se depara com o conteúdo. Isso melhora ainda mais se a cor do cabeçalho deixar o tÃtulo do post em evidência.
Abraços!
Olá Celso
Quando você escreve esta frase, quer dizer realmente o quê:
Não deixe o post completo na homepage (é mau para a rentabilização e a taxa de rejeição – nas estatÃsticas – é maior)
Pelo que entendi, é para deixar a homepage com posts seguidos dos botões Leia mais ou Continue lendo... É isso?
Olá Jose,
sim, é isso que eu quis dizer 🙂
Adorei o artigo! Parabens.
Olá Richard,
obrigado pelo comentário.
Ha ok.
É que numa parte da frase tens a dizer que diminuiu e na outra que aumenta daà a dúvida.
Se a taxa de rejeição aumenta ou não quando actualizas depende de caso para caso.
Como disse no meu caso sem actualizações consigo uma taxa de rejeição à volta dos 0%. Quando actualizo sobe para valores à volta dos 40%, sendo que os visitantes também aumentam.
Obrigado pelo link. Como já tinha visto noutros locais uma caixa parecida é que perguntei.
🙂
Não percebi a parte:
"é provável que a taxa de rejeição real possa ser ainda mais baixa porque o site não tem sido atualizado e quando isto acontece a taxa de rejeição normalmente aumenta".
Enganaste-te ou não percebi mesmo.
Ora se a taxa de rejeição aumenta quando um site é actualizado a taxa de rejeição real pode ser mais alta na minha ideia.
Num dos meus blogues que analisei recentemente quando não actualizo o site a taxa de rejeição anda entre os 0 e 1%, com actualizações o valor já sobe significamente.
A parte do facebook no footer usas-te algum plugin ou foi programação tua?
Talvez essa parte do texto não esteja muito bem. O que quis dizer é que o site não tem sido actualizado regularmente (tem estado muito parado) e a taxa de rejeição é de 7%. Se eu estivesse a actualizar, a taxa de rejeição seria inferior, pelo menos pela lógica. Basicamente é o que disseste. 🙂
Sobre a parte do facebook, segui isto:
http://line25.com/tutorials/how-to-add-a-custom-facebook-like-box-to-your-site