Criar um blog de sucesso é um processo que requer muita paciência, trabalho e dedicação e para ajuda-lo criamos uma série de artigos sobre como criar um blog de sucesso. Depois de termos falado na plataforma, no endereço e no alojamento vamos passar a construção do blog, um trabalho simples mas que deve de ser bem feito. Existem pormenores que só podem ser alterados no inicio do projecto, por isso tenha atenção.

Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:

Escreva o seu Nome e Email e clique em "Subscrever".

Instalação e Personalização do Blog

Agora que já tem o alojamento e o domínio a funcionar, vamos passar a instalação e configuração do WordPress, dos plugins, e a escolha do tema.

Instalar o WordPress

O WordPress para funcionar precisa de ser instalado no alojamento. É como um programa que você instala e depois vai gerir o site com esse programa. É tudo feito online, nada é alojado no seu computador.

A instalação do wordpress é simples e demora cerca de 10 minutos. Se não sabe como fazer, leia o nosso tutorial sobre como instalar o wordpress.

Configuração básica do WordPress

Depois de ter instalado o WordPress, existem algumas coisas a serem configuradas no Painel de Administração:

Em...

Opções » Geral:

  • Titulo
  • Subtitulo
  • Registo de Membros
  • Formato da Data
  • Formato da Hora

Opções » Leitura:

  • Numero de artigos na página inicial e nos arquivos
  • Numero de artigos a serem mostrados do RSS Feed
  • Mostrar posts completos ou resumidos no RSS Feed

Opções » Discussão:

  • Aprovação dos comentários (automático ou manual)
  • Alerta por email quando um comentário é publicado
  • Numero de níveis de comentários

Opções » Privacidade:

  • Indexar ou não o site nos motores de pesquisa (é recomendado que deixe o site ser indexado)

Opções » Ligações Permanentes:

  • Configurar os URL's, recomendo que esteja configurado como a imagem em baixo:

Wordpress Permalinks

Os Plugins Básicos

Os plugins são scripts que podem ser adicionados ao wordpress. Existem plugins para quase tudo e para wordpress existem muitos gratuitos. Em baixo deixo uma pequena lista de plugins que recomendo utilizar em todos os blogs.

Se não sabe com instalar, consulte o nosso tutorial sobre como instalar um plugin no wordpress.


All In One Seo Pack: Este plugin permite, de forma simples, melhorar substancialmente o SEO do seu blog. Depois de instalado apenas necessita de ser configurado uma vez e está pronto a ser utilizado.

Recomendo a leitura do tutorial de instalação, configuração e utilização do All In One Seo Pack.

Página do Plugin


Akismet: O Akismet é um plugin feito pela Automattic, empresa que desenvolve o WordPress, e serve para filtrar os comentários que recebe no seu blog.

Com o tempo você vai receber dezenas ou centenas de comentários com Spam que normalmente são publicados por bots automáticos. O Akismet filtra esses comentários facilitando o seu trabalho.

Este plugin vem já com o WordPress por isso não precisa de ser instalado. Para utilizar o plugin é necessário uma API Key (uma password única) que pode ser pedida neste link.

Página do Plugin


Google XML Sitemaps: Assim como o plugin anterior, o XML Sitemaps serve para melhorar a indexação do blog nos motores de pesquisa.

Este plugin cria automaticamente um mapa do site no formato .xml que pode ser adicionado no Google Webmaster Tools, Bing Webmaster Center ou no Yahoo Site Explorer.

Um bot ao chegar a este ficheiro vai encontrar todos os links dos posts indexando assim mais rapidamente o conteúdo presente no sitemap.

Página do Plugin


Contact Form 7: Este é um plugin que gera um formulário de contacto através de email que pode ser adicionado a qualquer página do blog.

Eu recomendo que, como faço aqui, crie uma página com um formulário deste tipo. É importante ter uma página de contacto pois os visitantes podem ter alguma coisa para dizer ou propostas a fazer.

Página do Plugin


Subscribe To Comments: Este é um plugin que permite que os leitores sejam alertados por email sempre que alguém coloque um comentário num post que também fora comentado por eles. Utilizo-o aqui no WP Total pois muitas pessoas pedem ajuda nos comentários e pretendem ser alertados por email quando o post tiver uma resposta. Se achar que pode ser usado no seu blog, instale-o também.

Página do Plugin


Whydowork Adsense: Este é um plugin que já existe a alguns anos e que é utilizado para colocar publicidade nos posts (inicio, meio e fim a esquerda, centro ou direita). Ele foi criado inicialmente para ser utilizado com o Google Adsense, mas como o plugin aceita código html pode ser utilizado para adicionar qualquer tipo de publicidade, scritps, ou até mesmo texto.

Página do Plugin


WP-PageNavi: Este é um plugin opcional mas que facilita a navegação nos arquivos do seu blog substituindo os tradicionais "Página Seguinte" e "Página Anterior" por uma numeração deste tipo:

WP-PageNavi

Página do Plugin


Escolher um Tema

Esta é a parte mais simples e ao mesmo tempo mais complicada do processo. É complicada porque é difícil de encontrar um tema já feito que sirva como uma luva ao blog por isso tem que escolher bem o tema que vai utilizar. Se não sabe como instalar um tema, recomendo a leitura do nosso tutorial sobre como instalar um tema no wordpress.

Nesta parte você já tem uma ideia daquilo que vai fazer e como vai fazer, isto se fez tudo como estava a dizer no primeiro artigo desta série. O seu blog vai ter que conteúdos?

Alguns temas premium que pode lhe interessar:

Se nenhum dos temas em cima são úteis, passe por estes sites onde pode encontrar temas pagos e temas gratuitos:


Conclusão

Neste 3º artigo você já sabe como deve de construir o seu blog. Nos artigos seguintes irei falar em assuntos como o SEO, Promoção e Rentabilização do blog. Fique atento!