Criar um blog de sucesso é um processo que requer muita paciência, trabalho e dedicação e para ajuda-lo criamos uma série de artigos sobre como criar um blog de sucesso. Depois de termos falado na plataforma, no endereço e no alojamento vamos passar a construção do blog, um trabalho simples mas que deve de ser bem feito. Existem pormenores que só podem ser alterados no inicio do projecto, por isso tenha atenção.
Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:
[subscribeform]
Instalação e Personalização do Blog
Agora que já tem o alojamento e o domínio a funcionar, vamos passar a instalação e configuração do WordPress, dos plugins, e a escolha do tema.
Instalar o WordPress
O WordPress para funcionar precisa de ser instalado no alojamento. É como um programa que você instala e depois vai gerir o site com esse programa. É tudo feito online, nada é alojado no seu computador.
A instalação do wordpress é simples e demora cerca de 10 minutos. Se não sabe como fazer, leia o nosso tutorial sobre como instalar o wordpress.
Configuração básica do WordPress
Depois de ter instalado o WordPress, existem algumas coisas a serem configuradas no Painel de Administração:
Em...
Opções » Geral:
- Titulo
- Subtitulo
- Registo de Membros
- Formato da Data
- Formato da Hora
Opções » Leitura:
- Numero de artigos na página inicial e nos arquivos
- Numero de artigos a serem mostrados do RSS Feed
- Mostrar posts completos ou resumidos no RSS Feed
Opções » Discussão:
- Aprovação dos comentários (automático ou manual)
- Alerta por email quando um comentário é publicado
- Numero de níveis de comentários
Opções » Privacidade:
- Indexar ou não o site nos motores de pesquisa (é recomendado que deixe o site ser indexado)
Opções » Ligações Permanentes:
- Configurar os URL's, recomendo que esteja configurado como a imagem em baixo:
Os Plugins Básicos
Os plugins são scripts que podem ser adicionados ao wordpress. Existem plugins para quase tudo e para wordpress existem muitos gratuitos. Em baixo deixo uma pequena lista de plugins que recomendo utilizar em todos os blogs.
Se não sabe com instalar, consulte o nosso tutorial sobre como instalar um plugin no wordpress.
All In One Seo Pack: Este plugin permite, de forma simples, melhorar substancialmente o SEO do seu blog. Depois de instalado apenas necessita de ser configurado uma vez e está pronto a ser utilizado.
Recomendo a leitura do tutorial de instalação, configuração e utilização do All In One Seo Pack.
Akismet: O Akismet é um plugin feito pela Automattic, empresa que desenvolve o WordPress, e serve para filtrar os comentários que recebe no seu blog.
Com o tempo você vai receber dezenas ou centenas de comentários com Spam que normalmente são publicados por bots automáticos. O Akismet filtra esses comentários facilitando o seu trabalho.
Este plugin vem já com o WordPress por isso não precisa de ser instalado. Para utilizar o plugin é necessário uma API Key (uma password única) que pode ser pedida neste link.
Google XML Sitemaps: Assim como o plugin anterior, o XML Sitemaps serve para melhorar a indexação do blog nos motores de pesquisa.
Este plugin cria automaticamente um mapa do site no formato .xml que pode ser adicionado no Google Webmaster Tools, Bing Webmaster Center ou no Yahoo Site Explorer.
Um bot ao chegar a este ficheiro vai encontrar todos os links dos posts indexando assim mais rapidamente o conteúdo presente no sitemap.
Contact Form 7: Este é um plugin que gera um formulário de contacto através de email que pode ser adicionado a qualquer página do blog.
Eu recomendo que, como faço aqui, crie uma página com um formulário deste tipo. É importante ter uma página de contacto pois os visitantes podem ter alguma coisa para dizer ou propostas a fazer.
Subscribe To Comments: Este é um plugin que permite que os leitores sejam alertados por email sempre que alguém coloque um comentário num post que também fora comentado por eles. Utilizo-o aqui no WP Total pois muitas pessoas pedem ajuda nos comentários e pretendem ser alertados por email quando o post tiver uma resposta. Se achar que pode ser usado no seu blog, instale-o também.
Whydowork Adsense: Este é um plugin que já existe a alguns anos e que é utilizado para colocar publicidade nos posts (inicio, meio e fim a esquerda, centro ou direita). Ele foi criado inicialmente para ser utilizado com o Google Adsense, mas como o plugin aceita código html pode ser utilizado para adicionar qualquer tipo de publicidade, scritps, ou até mesmo texto.
WP-PageNavi: Este é um plugin opcional mas que facilita a navegação nos arquivos do seu blog substituindo os tradicionais "Página Seguinte" e "Página Anterior" por uma numeração deste tipo:
Escolher um Tema
Esta é a parte mais simples e ao mesmo tempo mais complicada do processo. É complicada porque é difícil de encontrar um tema já feito que sirva como uma luva ao blog por isso tem que escolher bem o tema que vai utilizar. Se não sabe como instalar um tema, recomendo a leitura do nosso tutorial sobre como instalar um tema no wordpress.
Nesta parte você já tem uma ideia daquilo que vai fazer e como vai fazer, isto se fez tudo como estava a dizer no primeiro artigo desta série. O seu blog vai ter que conteúdos?
Alguns temas premium que pode lhe interessar:
[temaspremium]
Se nenhum dos temas em cima são úteis, passe por estes sites onde pode encontrar temas pagos e temas gratuitos:
- Temas publicados por nós
- Theme Forest
- Elegant Themes
- Theme Junkie
- Mojo Themes
- Web2Feel
- App Themes
- My Theme Shop
- Flexi Themes
- Gabfire Themes
- Gorilla Themes
- Kreative Themes
- Natty WP
- Theme Trust
- Templatic
- UFO Themes
- Woo Themes
- Themify
Conclusão
Neste 3º artigo você já sabe como deve de construir o seu blog. Nos artigos seguintes irei falar em assuntos como o SEO, Promoção e Rentabilização do blog. Fique atento!
- Como criar um blog de sucesso: Os Primeiros Passos
- Como criar um blog de sucesso: Plataforma, Endereço e Alojamento
- Como criar um blog de sucesso: Construção do Blog
- Como criar um blog de sucesso: Últimos Detalhes e Lançamento
- Como criar um blog de sucesso: Dicas Básicas de SEO
- Como criar um blog de sucesso: A Importância das Redes Sociais
- Como criar um blog de sucesso: Como Rentabilizar um Site
Celso, eu ja fiz a hospedagem no site. Antes de pagar eu ja posso fazer a construçao?
Celso, seu site é ótimo!! super bem estruturado!
Os posts/tutoriais são bem explicados e sua metodologia clara e direta!
Parabens!!
http://blogdopedrobeloneto.blogspot.com.br/?m=0 este e o link do meu blog mais eu n sei se ta bom voce pederia dar uma molhadinha e dizer o que é preciso pra melhorar vlw
Olá celso, estou pretendendo criar um blog, e gostaria de saber qual o tema utilizado pelo site nudelas.com , pois é um tema que permite a utilização de varios pontos para colocar publicidade...
Desde já agradeço...
Abraços...
Olá Leonardo,
esse site parece usar um tema exclusivo ou então personalizado. Não sei qual é o tema "base" usado.
Olá Celso,
Parabéns pelo site. 5 *
Um artigo que podia complementar esta lista seria uma sugestão do Celso com temas wp premium para blogs.
Tem alguma sugestão?
Olá Jorge,
já deu uma vista d'olhos aqui? Existem vários pagos e gratuitos: https://www.wptotal.com/category/temas/
Espero ter ajudo 🙂
Celso, ainda estou planejando montar meu site/blog. Fiquei em dúvida sobre ter de fazer o download da plataforma wordpress. Não seria apenas entrar no site do wordpress, me registrar e alterar as configurações para o meu site por lá?
Outra pergunta: Li no link para download do wordpress que necessito ter um programa php e MYSQL. Necessito te-los mesmo? Se sim, como faço para fazer download deles, se é que é possível.
Um abraço e parabéns pelo blog!!
Olá Sue,
há o wordpress.com e o wordpress.org. O .com é um serviço muito limitado, não recomendo a sua utilização, para ter liberdade o melhor é o wordpress.org e que é instalado num alojamento web.
Se não sabe instalar o wordpress, leia o nosso tutorial: Como Instalar o WordPress.
Relativamente ao MySQL, é uma coisa que já está instalado na conta de alojamento que você vai usar para instalar o wordpress e o seu site.
Espero ter ajudado.
Celso, ainda estou planejando montar meu site/blog. Fiquei em dúvida sobre ter de fazer o download da plataforma wordpress. Não seria apenas entrar no site do wordpress, me registrar e alterar as configurações para o meu site por lá?
Outra pergunta: Li no link para download do wordpress que necessito ter um programa php e MYSQL. Necessito te-los mesmo? Se sim, como faço para fazer download deles, se é que é possível.
Um abraço e parabéns pelo blog!
Olá Celso, boa noite.
Eu tenho o evid tema e não consigo colocar os videos nos posts e nem colocar as imagens na pagina inicial como no tema original que é este http://www.elegantthemes.com/preview/eVid/.
Você poderia me dar uma dica de como faze-lo?
Olá Julio,
a resposta a sua pergunta pode ser encontrada na documentação do tema: http://www.elegantthemes.com/gallery/evid/readme.html
Está logo a seguir da parte que ensina a instalar o wordpress 😉
Olá Celso
De repente dou comigo a navegar por este sitio que tu administras, e apercebo-me que de facto sempre se encontra alguem com capacidade de sintese e com habilidade para ensinar. Tenho procurado informação que me ajude a criar um blog na plataforma WP (a minha experiência tem sido no Blogger) mas fico demasiadamente incomodado quando só encontro post spinados e com pouco cuidado em ensinar. É que as pessoas esquecem-se que muitos dos que procuram criar blogs em WP são puros iniciantes e que qualquer informação que leiam não passa muitas vezes de "chinês". Encontrei então este teu tutorial que passo a passo nos ensina a criar e a desenvolver um blog. Confesso só que mantenho uma dúvida, que é a seguinte: - Ao adquirir um alojamento para o meu blog tenho que inicialmente comprar tb o dominio (ex.10+30=40), verdade?
Depois, posso alojar, quando o alojamento/serviço adquirido o permita, outro blog com dominio diferente (ex.www.meublog.com em alojamento tosquiaebanho.com)? Já agora, que tal um link que me oriente no sentido de como instalar outro blog/dominio em alojamentos que permitam fazê-lo? Pode ser? Um abraço de um cota (50 anos) e mtos parabéns pela lucidez
Olá "Zé",
antes de mais obrigado pelos elogios.
Respondendo a sua primeira pergunta, sim, você tem que comprar o domínio para o alojamento funcionar. Atenção que os preços que estão em cima são apenas indicativos, há empresas mais caras e outras mais baratas e também depende do plano que escolher.
Sobre ao poder alojar vários domínios no mesmo alojamento, é possível desde que o plano de alojamento que escolher permita isso. Há planos que não permitem domínios adicionais por isso tem que estar atento ao comprar. Se tiver dúvidas sobre isso, contacte a empresa de alojamento que escolher e peça informações.
Um tutorial que ensine a adicionar um domínio, se procurar no Google deve de encontrar alguma informação, no entanto nem todas as empresas usam o mesmo painel de administração logo a forma de fazer pode ser totalmente diferente. Aqui também recomendo que contacte a empresa de alojamento, depois de já ter comprado o alojamento e peça informação sobre como adicionar um domínio ao alojamento.
Espero ter ajudado.
Um abraço Celso
Depois das dúvidas anteriormente sanadas através da sua informação, não é que outra surgiu? É esta: adiciono novo dominio, exemplo http://www.meublog.com no alojamento tosquiaebanho.com. Pergunta: terei que instalar de novo o worpress, criando outra pasta, já que tenho um blog com dominio/URL http://www.tosquiaebanho.com criado? E consigo aceder aos dois blogs para os "trabalhar" através do mesmo painel de controle como acontece com o blgspot/blogger?
Peço-te desculpa por estas duvidas de caloiro mas não as consigo tirar, apesas de escarafunchar a net á procurar de informação para que isso aconteça. Há muita informação, só que quem as dá esquece-se de pequenos promenores que, apesar de pequenos, são fundamentais para quem está a começar. Se tiveres a pachorra para me ilucidares...
Cada domínio fica dentro de uma pasta e tem que ter a sua própria instalação de wordpress. Cada site/domínio apesar de estar no mesmo alojamento tem um painel de administração separado, excepto o painel de gestão do alojamento que é o mesmo.
É possível fazer com o "Wordpress MU" vários sites usando apenas um painel, mas é mais complicado e nem eu sei bem como fazer, por isso é melhor ir pelo mais fácil (uma instalação por cada domínio).
Espero ter ajudado.
Não percebi bem a tua questão, mas nada te impede de não teres o site online.
Podes ir criando o teu site num servidor local, no teu computador ou crias uma pasta dentro do teu alojamento e vais fazendo tudo lá. Depois é só apagar o site antigo e mover o wordpress para o local correcto.
Espero ter ajudado.
boa tarde
antes de mais parabéns pelo teu site, esta muito bom 😉
bem eu fiz eu site(nao fiz em wordpress) mas nao gosto e queria mudar,usando o wp, mas enquanto isso queria manter o outro ,e so quando terminasse o site no wp é que mudada, é possivel?
Olá,
Em relação ao plugin contact form 7, eu fiz o download, activei o plugin, alterei as opções, etc.
Mas quando fui para testar para ver se funcionava, preenchi todos os campos correctamente (nome, email, assunto...), cliquei em enviar e apareceu uma mensagem de erro a dizer:
"Ocorreu um erro ao enviar a sua mensagem. Por favor tente mais tarde ou tente contactar o administrador de outra forma."
O que poderá estar errado? Podia criar um tutorial completo a ensinar a configurar o plugin correctamente? Obrigado.
Olá, o plugin já vem configurado de inicio. O problema pode ser do seu alojamento (hospedagem) que não permite o envio de emails.
É um problema que acontece com frequencia em alojamentos gratuitos.
Pode testar também o "cforms" que é outro plugin, mais completo, para ver se funciona.
Como você disse, achar um tema que nos agrade totalmente é complicado. Achei um tema interessante mas gostaria de adapta-lo a outro blog que vi. é possivel customizar este tema (mudar coisas de lugar, tirar algumas e acrescentar outras ? ) o que é preciso para isso e o que tenho de estudar para que isso aconteça.
Obrigado pelo apoio e pelo blog super total.
Um abraço
Para modificar um tema tem que perceber de css e html. Se quiser mexer nas funções do tema já tem que perceber de php 😉
Como faço para colocar uma imagem de pagina em construção do site wordpress, enquando trabalho para desenvolvelo??
Alguem pode me ajudar...Acabei de baixar a versão 3.0.1. Vou começar a estrutulara-lo...mas enquanto isso queria deixar uma imagem logo do site informando pagina em construção.
Obrigado
Olá Celso, muito bom conteudo de seu artigo. Seus artigos tem me ajuda a construir meu blog.
Uma pergunta, qual o plugin para cadastrar os e-mail dos leitores?
Abraço
Obrigado pelo comentário.
Não é um plugin, utilizo o serviço Feedburner, do Google. Mais informações no seguinte url:
https://www.wptotal.com/2009/como-criar-um-feed-e-ativar-as-subscricoes-por-email-no-feedburner
Uma coisa muita chata que sempre acontece em minhas instalações do WordPress é aquele infame erro 500. Se acontecer com você, entre em contato com o suporte de seu serviço de hospedagem.
Aliás é recomendável que você mantenha uma canal estreito de contato com seu suporte. Você vai precisar.
Certa vez eu esqueci o antigo index.html dentro do diretório principal e, quando instalei o WordPress (que instala o index.php) deu um outro erro que eu não me lembro qual. Acho que era de acesso à área administrativa do WP. Até descobrir a causa, lá se foram neurônios e paciência.
Tem um problema de propagação (tempo de espera após a instalação) que não sei dizer muita sobre isso. Se você souber, Celso, explica aí. Não sei se já aconteceu com você.
Olá Valter, a propagação do domínio demora até 48 horas (acho que é isto) para ficar a funcionar bem em todo o mundo. Para quem utiliza os OpenDNS ou o Google DNS normalmente não demora tanto, mas como é só uma pequena percentagem que utiliza estes serviços, nem vale a pena contar com isso 😛
Para quem está a ler este comentário e não sabe o que é a propagação, fica a explicação: A propagação é o período de tempo que decorre depois da alteração dos nameservers (ns) até que o domínio fique a funcionar no alojamento.
Abraço e obrigado pelo comentário.