Depois de termos falado no planeamento no primeiro artigo sobre como criar um blog de sucesso vamos falar sobre a plataforma, o endereço e o alojamento que deve de usar para criar o seu blog.
Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:
[subscribeform]
Plataforma a Utilizar
Antes de comprar um alojamento e um domínio, é necessário escolher uma plataforma para gerir todo o nosso blog. O mais conhecido e o mais utilizado é o WordPress(.ORG), uma plataforma gratuita que tem a disposição milhares de temas e plugins gratuitos e pagos, é fácil de utilizar e de manter e é SEO Friendly o que é muito importante para receber tráfego gratuito dos motores de pesquisa.
Existem outras plataformas que podem ser utilizadas como o Joomla, Movable Type ou até mesmo o Drupal mas o que recomendo é mesmo o WordPress.
A esta altura deve de estar a pensar nos serviços gratuitos como o blogger/blogspot, mas esses serviços são feitos para projectos amadores, temporários ou para perceber mais ou menos como as coisas funcionam.
Nome do Projecto / Registo do Domínio
Depois de ter escolhido a plataforma em que vai criar o seu blog, tem que escolher o nome e registar o domínio a ser utilizado.
O Nome
O nome do projecto deve de ser o nome simples, de fácil memorização e curtos (no máximo duas palavras). Repare que marcas como o Google, a Apple, o Twitter e outras marcas conhecidas têm nomes curtos para que as pessoas não se esqueçam.
Este processo deve de ser acompanhado do registo do domínio (ver mais em baixo) pois convém que o nome escolhido tenha um domínio disponível.
Imaginemos que você vai criar um blog sobre energias renováveis e escolhe o nome Energias Verdes. Convém que o endereço "energiasverdes.com" ou "energias-verdes.com" também esteja disponível.
O Domínio
O domínio é o endereço do site (www.oseusite.com) e é obrigatório ter um para que os usuários possam aceder ao seu site. Os domínios são pagos e o preço varia conforme a extensão (.com, .pt, .com.br, .net, etc) e também de empresa para empresa. O domínio normalmente pode ser comprado no site da empresa de alojamento juntamente com o plano de alojamento.
É também recomendável usar uma extensão bastante conhecida. Os endereços com a extensão .com são os mais memorizáveis, ao passo que os .info por exemplo, são menos conhecidos e utilizados.
Recomendo que use uma extensão conhecida e bastante utilizada no seu país. Se está a criar um site destinado ao publico português não faz sentido usar um .com.br, use em vez um .pt ou .com.pt. Em todos os casos o melhor é sempre usar o .com por ser os mais usados/conhecidos.
Para terminar esclareço que os domínios não necessitam de estar na mesma empresa onde está alojado o site.
Empresa de Alojamento (Hospedagem)
O alojamento é um serviço contratado a uma empresa que preste este serviço e serve para alojar o seu site na internet. É um serviço que é pago anualmente ou, se a empresa permitir, mensalmente ou semestralmente.
Os preços variam de empresa para empresa e de país para país. Nos Estados Unidos encontra-se empresas que oferecem muito, por muito pouco. É preciso ter cuidado porque para essas empresas terem lucro têm que carregar de mais os servidores e por vezes não prestar um bom serviço. Lembre-se que você recebe o que paga.
Eu recomendo que o site seja alojado no país de onde vai receber mais visitas pois fiz uns testes e pareceu-me que o Google utiliza esse factor para posicionar o seu site nos resultados.
Como sei se uma empresa é boa e de confiança ?
Quando estiver a procurar por empresas de alojamento deve de procurar também opiniões (feedback) sobre elas. Para tal procure no Google pelo nome dessa empresa.
É importante também contactar a empresa para saber:
- O tempo de resposta dos emails,
- A forma como tratam o cliente e como respondem as suas dúvidas,
- Se o alojamento suporta a plataforma escolhida.
Quais são as empresas que recomenda?
Existem mil e uma empresas de alojamento espalhadas pelo mundo. Em baixo deixo uma pequena lista para que seja mais fácil escolher.
EMPRESA BRASILEIRA:
- HOSTAGOR - Visitar Website »
EMPRESAS PORTUGUESAS:
- PTSERVIDOR - Visitar Website »
- WEBTUGA - Visitar Website »
- VISUAL FUSION - Visitar Website »
- TRIGNOSFERA - Visitar Website »
EMPRESAS INTERNACIONAIS:
- HOSTAGOR - Visitar Website »
- BLUE HOST - Visitar Website »
- HOST MONSTER - Visitar Website »
- SITE 5 - Visitar Website »
- MEDIATEMPLE - Visitar Website »
Não se esqueça de procurar feedback antes de comprar!
Conclusão
Estes são na minha opinião os passos que deve de seguir depois da primeira fase do planeamento. Depois começa o trabalho prático no blog com a instalação e configuração do blog. Não perca o próximo artigo sobre este assunto!
Até Breve 😉
- Como criar um blog de sucesso: Os Primeiros Passos
- Como criar um blog de sucesso: Plataforma, Endereço e Alojamento
- Como criar um blog de sucesso: Construção do Blog
- Como criar um blog de sucesso: Últimos Detalhes e Lançamento
- Como criar um blog de sucesso: Dicas Básicas de SEO
- Como criar um blog de sucesso: A Importância das Redes Sociais
- Como criar um blog de sucesso: Como Rentabilizar um Site
Bom dia. Faço fotografia ha mais de quinze anos e ando pelo mundo a fotografar. Gostaria imenso de fazer o meu Blog de Viagens. Alguem que pertença a este site poderá fazer o favor de enviar para o meu email as melhores dicas para se fazer um Blog de Viagens. Muito obrigado.
bom dia ....
venho por este meio solicitar, Sr: Celso Azevedo algumas dica como criar um blog com sucesso, so angolano
boa tarde gostaria receber mais dica como fazer um blog bem sucedido
Olá! Não percebi muito bem a função do alojamento. Poderá explicar-me melhor?
Todos os sites precisam de uma casa/alojamento/hospedagem/computador e de certas tecnologias (php e mysql no caso do WordPress) para funcionarem e estarem sempre disponíveis. Sempre que acedemos a um site, o nosso computador faz um pedido ao computador onde o site está alojado e este responde com a página que pedimos. Se o computador estiver desligado ou com problemas, o site fica offline. Se a ligação à internet do computador for lenta, o site vai ser lento, principalmente quando várias pessoas acedem ao site ao mesmo tempo.
A razão para quase todas as pessoas recomendarem um alojamento pago é simples: manter um computador (servidor) para alojar sites é complicado. É necessário cuidar da segurança, manter o servidor online até mesmo quando há falhas de energia, é necessário uma ligação à internet rápida (com bom uptime, suporte, boas ligações a outras redes, etc) e somos responsáveis por resolver todos os problemas. Sai mais barato e dá menos trabalho comprar/alugar um alojamento simples por 15 ou 20 euros por ano.
Espero ter ajudado.
Caro Celso, obrigada pelo artigo.
Pretendo usar o wordpress (e o plugin woocommerce) para criar uma loja online. Estou com dificuldades em escolher um alojamento (ambiente windows) mas vejo que a amen.pt tem preços muito atractivos. confesso que estou com dificuldades em saber o que devo ter em conta para escolher um alojamento!
Obrigada!
O WordPress corre melhor em Linux do que Windows. Além disso, o alojamento Windows é mais caro do que o alojamento Linux.
Eu planejo ha um bom tempo começar um blog mas não tinha idéia de como começar, este site é ótimo.
Muito obrigada! ????
Oi Celso, queria saber sua opinião para criar um blog de negócios, quais das plataformas você recomenda?
Para um blog, sugiro usar o WordPress (gratuito) numa hospedagem paga.
Boa noite
Fiquei muito satisfeita por constatar que é um jovem com uma idade próxima dos meus filhos. Eu tenho o dobro da sua idade e mais um "pouquinho", mas como trabalho com os meninos pequeninos, gosto muito de sorrir e brincar. Os meus filhos já entraram na maioridade e vão começar a decidir o que pretendem fazer, dentro ou fora de Portugal. Falei com o meu filho mais velho, que sentia muita necessidade de partilhar com a nossa família/outas famílias, esta possível ausência de um filho.O sentimento que nos une, desde o afeto, carinho, preocupação e sempre com a presença de todos nós como família, é muito marcante sempre que surgem pequenos ou grandes incidentes. O meu filho mais velho já iniciou a sua partida para fora do país: chamo-lhe o "portugascocês", . Despedi-me já com muita saudade, mas feliz por ter feito a sua escolha, contudo....há sempre um senão...o João tem uma irmã com metade da sua idade, e não aceita com facilidade esta decisão , pois diz que o outro irmão também irá sair de casa e ela fica órfã e não terá os irmãos para contar os seus pequenos segredos! Acredito que se contarmos a nossa história, a Joana irá ultrapassar esta nostalgia e este sentimento de perda. A minha pergunta , é com a sua experiência, aquilo que eu e a minha filha pretendemos contar é algo que possa surgir num blog. As despesas são muitas. Como poderei saber qual a melhor escolha.
Desculpe, escrevi demais, não foi????
Um abraço e continuação do bom trabalho!
Margarida Moura
Olá Margarida,
Basicamente quer criar um blog pessoal, certo? Como não estamos a falar de um negócio, talvez um blog gratuito seja suficiente. Três plataformas gratuitas que pode usar para criar um blog:
- wordpress.com
- blogger.com
- blogs.sapo.pt
Como não uso estas plataformas, não sou capaz de dizer qual é a melhor solução. Talvez o melhor será criar um blog em cada um dos serviços e depois escolher aquele que achar melhor/mais fácil de usar.
Espero ter ajudado.
Show, gostei muito dos seus artigos, foram os que mais me acrescentaram até aqui!
Olá Celso, o que tu tem a dizer sobre o Wix é uma boa escolha?
Infelizmente nunca usei essa plataforma, por isso não posso comentar.
Bom dia
WordPress suporta Google Adsense?
obrigado
Se usar o WordPress.org, aquela que é instalada num alojamento, pode usar qualquer tipo de publicidade.
Deve escolher .com ou .com.br? Com .com terei alguma diferença em relação ao alcance do blog?
Ola Celso, excelente post!!! Eu tenho uma duvida, no momento estou escolhendo um host para o meu blog, mas nao sei qual seria a melhor opçao no meu caso. No momento eu moro na Suiça, mas trabalho com clientes em Milao, Londres e Dublin tambem. Vc aconselhou a escolher uma hospedagem no paìs onde a maioria dos acessos sarà feita. E no meu caso? Existe alguma empresa que opera em ambito internacional e que possa ser localizada pelo google facilmente em qualquer um desses paìses? agradeço desde ja!! 🙂
Nesse caso os servidores devem ficar na Europa, talvez num país como a Holanda, Inglaterra ou Alemanha. A nível internacional talvez escolheria a VPS.net para a hospedagem.
Se a velocidade for importante, recomendo que use uma CDN para servir ficheiros estáticos (.css, .js, imagens, etc). Uma empresa bastante conhecida é a MaxCDN, têm uma velocidade fantástica e em 3 anos que já sou cliente nunca tive nenhum problema.
Espero ter ajudado.
Excelent!!!! me ajudou muito sim!! Muito obrigada!!! 🙂 🙂 🙂
na minha opinião a escolha do domínio e hospedagem é um passo muito importante na casa da hospedagem e muito importante que a hospedagem tenha um bom suporte técnico eu recomento a hostigato pois esta impressa tem um suporte muito bom.
Olá Celso. Antes de mais, parabéns pelas explicações e os meus agradecimentos. Neste momento tenho uma dúvida: Se eu já tiver um blog no blogger/blogspot, poderei a qualquer momento 'transferi-lo' para WordPress, com todas as entradas, posts e feeds, ou terei que iniciar todo o processo?
Sim, é possível. Terá que ter cuidado com os (possíveis) link quebrados, terá que configurar um novo tema, etc.
Se precisar de um tutorial, procure no google por "transferir blogger para wordpress", existem vários tutoriais sobre isso 🙂
tenho um blog do blogspot esta no começo , mas nao queria mudar agora sera que posso registrar dominio e plataforma mais pra frente
HELP ... não criei nada ainda, mas quando eu coloco no HostAgor, ae pede um dominio, lá que eu coloco o nome que eu quero pro meu blog?/ ou já tenho que ter criado um antes, em outro site??? não entendo :/
Tem um erro de escrita no texto "dependendo do lugar onde você os regista." =)
Sim tens razão celso. Mas para mim não compensa um servidor dedicado. Mas entendo as limitações e a falta de suporte nestes casos. Ainda bem que existem foruns e blogues que nos auxiliam porque para quem tem um blogue e não ganha rendimentos não compensa estar a gastar dinheiro, ainda mais nesta altura tão dificil...
Obrigado por existires lol 🙂
Ehehe, de nada... 😉
Eu uso alojamento nacional, e é bastante barato e bom, para terem uma noção é 1gb de disco e 50gb de trafego, se ultrapassar os 50gb ele anda a 1mb, pago trinta e tal euros. Só tem um problema, se tiver algum problema no blogue eles não ajudam, não está incluido, mas acho que é assim em todo lado. Ou seja, ás vezes tenho plugin que comem mais de 10% da cpu, isso não pode acontecer já que é essa contia maxima que eu tenho para usar, então eles desligam o servidor e eu é que tenho de resolver o problema, este tipo de problemas não estão incluidos. Por isso é muito importante vir aqui ao celso que ajuda o pessoal 🙂
É normal não darem suporte a esses assuntos porque o que vendem é o serviço de alojamento, são raros os que ajudam noutras questões.
Quanto a questão de suspenderem a tua conta, isso acontece porque estás num alojamento partilhado, ou seja, um servidor para vários clientes. Têm que colocar esses limites porque se alguém coloca o servidor instável todos os clientes saem prejudicados. A solução é optar por uma VPS ou um servidor dedicado (é muito mais caro) 😉
e ae Celso adorei suas dicas aqui postadas e espero muito mais ainda, sou Angolano e visito sempre seu blog e gostaria de ser seu amigo para podermos trocar ideias e especilamente a minha pessoa que é novo nessa aréa e que gostaria de aprender muito mais sobre webmaster ou blogarr.
e ja ja não jdeixei de subscrever-me
Força ai e xpero novidades
Olá Leandro,
a informação que sei está neste blog e o tempo disponível também não é muito por isso não há nenhum tipo de partilha de informação ou conhecimentos por meios privados (email ou msn).
Se tiver alguma dúvida envie um email que terei todo o gosto em responder desde que tenha tempo e saiba responder a sua pergunta.
Até breve e espero que tenha sucesso na internet! 😉
Práticidade é tudo. Parabéns
e ai Mano valeu pelo tutorial, é optimo de mais e tenho certesa que será bom nao só pra Portugues, Brasileiros como também para Angolanos. Espescialmente para mim que quero me investir nessa coisa de webdesigner.
aGRADEÇO BASTANTE ao seu esforço e dedicaçao que teve ao criar este tutorial.
Valeu.....!!!10
Obrigado pelo comentário 🙂
Obrigado a todos pelos comentários 🙂
Uma boa dica para brasileiros é adquirir, se puder, as duas extensões de domínio (.com e .com.br).
Quando eu estava aprendendo a criar blogs, passei bastante tempo sem entender porque as pessoas consideravam importante pagar pela hospedagem, já que havia como criar blogs gratuitos (blogger ou WP.com).
Mas de tanto escutar repetidas vezes os profissionais da área, acabei me convencendo. Hoje sei o quanto é importante para o negócio e para a nossa imagem ter tudo isso que você citou no post.
Meu servidor de hospedagem é especialista na plataforma WordPress, além de ter um suporte nota 10. Isso eu considero de grande valia.
Olá! Sou iniciante e estou interessada em começar um blog... Vc poderia me dizer qual é o seu servidor de hospedagem? Fiquei curiosa em pesquisar mais sobre ele já que elogiou tanto.
Grata!
Dica legal, Celso.
Aprendi muito.
Valeu.