Depois de termos falado no planeamento no primeiro artigo sobre como criar um blog de sucesso vamos falar sobre a plataforma, o endereço e o alojamento que deve de usar para criar o seu blog.

Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:

Escreva o seu Nome e Email e clique em "Subscrever".

Plataforma, Endereço e Alojamento

Plataforma a Utilizar

Antes de comprar um alojamento e um domínio, é necessário escolher uma plataforma para gerir todo o nosso blog. O mais conhecido e o mais utilizado é o WordPress(.ORG), uma plataforma gratuita que tem a disposição milhares de temas e plugins gratuitos e pagos, é fácil de utilizar e de manter e é SEO Friendly o que é muito importante para receber tráfego gratuito dos motores de pesquisa.

Existem outras plataformas que podem ser utilizadas como o Joomla, Movable Type ou até mesmo o Drupal mas o que recomendo é mesmo o WordPress.

A esta altura deve de estar a pensar nos serviços gratuitos como o blogger/blogspot, mas esses serviços são feitos para projectos amadores, temporários ou para perceber mais ou menos como as coisas funcionam.

Nome do Projecto / Registo do Domínio

Depois de ter escolhido a plataforma em que vai criar o seu blog, tem que escolher o nome e registar o domínio a ser utilizado.

O Nome

O nome do projecto deve de ser o nome simples, de fácil memorização e curtos (no máximo duas palavras). Repare que marcas como o Google, a Apple, o Twitter e outras marcas conhecidas têm nomes curtos para que as pessoas não se esqueçam.

Este processo deve de ser acompanhado do registo do domínio (ver mais em baixo) pois convém que o nome escolhido tenha um domínio disponível.

Imaginemos que você vai criar um blog sobre energias renováveis e escolhe o nome Energias Verdes. Convém que o endereço "energiasverdes.com" ou "energias-verdes.com" também esteja disponível.

O Domínio

O domínio é o endereço do site (www.oseusite.com) e é obrigatório ter um para que os usuários possam aceder ao seu site. Os domínios são pagos e o preço varia conforme a extensão (.com, .pt, .com.br, .net, etc) e também de empresa para empresa. O domínio normalmente pode ser comprado no site da empresa de alojamento juntamente com o plano de alojamento.

É também recomendável usar uma extensão bastante conhecida. Os endereços com a extensão .com são os mais memorizáveis, ao passo que os .info por exemplo, são menos conhecidos e utilizados.

Recomendo que use uma extensão conhecida e bastante utilizada no seu país. Se está a criar um site destinado ao publico português não faz sentido usar um .com.br, use em vez um .pt ou .com.pt. Em todos os casos o melhor é sempre usar o .com por ser os mais usados/conhecidos.

Para terminar esclareço que os domínios não necessitam de estar na mesma empresa onde está alojado o site.

Empresa de Alojamento (Hospedagem)

O alojamento é um serviço contratado a uma empresa que preste este serviço e serve para alojar o seu site na internet. É um serviço que é pago anualmente ou, se a empresa permitir, mensalmente ou semestralmente.

Os preços variam de empresa para empresa e de país para país. Nos Estados Unidos encontra-se empresas que oferecem muito, por muito pouco. É preciso ter cuidado porque para essas empresas terem lucro têm que carregar de mais os servidores e por vezes não prestar um bom serviço. Lembre-se que você recebe o que paga.

Eu recomendo que o site seja alojado no país de onde vai receber mais visitas pois fiz uns testes e pareceu-me que o Google utiliza esse factor para posicionar o seu site nos resultados.

Como sei se uma empresa é boa e de confiança ?

Quando estiver a procurar por empresas de alojamento deve de procurar também opiniões (feedback) sobre elas. Para tal procure no Google pelo nome dessa empresa.

É importante também contactar a empresa para saber:

  • O tempo de resposta dos emails,
  • A forma como tratam o cliente e como respondem as suas dúvidas,
  • Se o alojamento suporta a plataforma escolhida.

Quais são as empresas que recomenda?

Existem mil e uma empresas de alojamento espalhadas pelo mundo. Em baixo deixo uma pequena lista para que seja mais fácil escolher.

EMPRESA BRASILEIRA:

Hostgator

EMPRESAS PORTUGUESAS:

EMPRESAS INTERNACIONAIS:

Não se esqueça de procurar feedback antes de comprar!

Conclusão

Estes são na minha opinião os passos que deve de seguir depois da primeira fase do planeamento. Depois começa o trabalho prático no blog com a instalação e configuração do blog. Não perca o próximo artigo sobre este assunto!

Até Breve 😉