Depois da planificação, da escolha de um alojamento, endereço e plataforma e da construção do blog é altura de tratar dos últimos detalhes e lançar o blog. Neste passo todas as afinações devem de ser feitas para depois o site ficar pronto.

Relembramos que este artigo faz parte de uma série intitulada de como criar um blog de sucesso. Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:

Escreva o seu Nome e Email e clique em "Subscrever".

Como criar um blog de sucesso: Últimos Detalhes e Lançamento

Dicas Iniciais

Nesta fase o seu site já está instalado e pronto a funcionar. Antes de o lançar é necessário criar algumas páginas e conteúdo útil para que os primeiros visitantes fiquem "presos" ao site.

Opções para Seguir o Site

Para começar coloque ícones num local visível do tema (sidebar, por exemplo) com links para o RSS Feed, Newsletter, Facebook e Twitter. Isto vai servir para que os visitantes comecem a seguir o site.

Pode encontrar bons icons no site www.iconspedia.com ou até mesmo aqui no wptotal.

Páginas

Antes de apresentar o site ao mundo é necessário criar algumas páginas que serão úteis desde o primeiro dia.

Página "Sobre Nós": Esta é uma página importantíssima em qualquer site. É talvez, sem contar com os posts, uma das páginas mais lidas pelos seus visitantes. Eles são curiosos e querem saber quem está por detrás do projecto, como tudo começou, etc.

Nesta página pode colocar informação como por exemplo:

  • História do Blog
  • Data de Criação
  • Objectivos
  • Informação sobre os Autores (se possível com uma foto)

Página de Contacto: Assim como a página "sobre nós", a página de contacto é super importante porque é através desta página que os seus visitantes o vão contactar para dar sugestões, pedir ajuda, comprar publicidade ou até mesmo contratar os seus serviços.

Nesta página recomendo que coloque todas as formas de contacto disponíveis, entre as quais:

  • Email de contacto (obrigatório)
  • Formulário de contacto através de email (opcional, mas recomendado)
  • Chat Instantaneo (messenger, gtalk, skype, etc) (opcional)
  • Contacto telefónico (opcional)

O endereço de email é o mais comum, uma vez que a maioria dos utilizadores utiliza esta via para comunicar através da internet. Já o formulário serve para facilitar a vida dos visitantes.

Por outro lado, o chat e o contacto telefónico não são tão comuns na grande maioria dos sites. Recomendo que disponibilize estas vias de comunicação apenas se achar que tal é necessário.


Página com as Regras: Não é uma página obrigatória mas convém ter para evitar problemas. Nesta página explique todas as regras que você vai seguir na moderação de comentários, resposta a emails, etc. Seja directo e explique tudo bem para que não existam dúvidas.


Página de Subscrição: Crie uma página onde vai colocar todas as formas de seguir o seu projecto. Recomendo que utilize o FeedBurner para gerir o seu feed e newsletter (ver tutorial) e crie uma conta no Twitter e uma página de fãs no Facebook.


Página de Arquivos: Uma página com todos os artigos já publicados é uma forma de facilitar a vida dos visitantes que procuram alguma artigo já publicado. Muitos não gostam de andar pelas categorias ou utilizar a pesquisa, por isso não custa nada ter uma página destas.

Para os motores de pesquisa (google, bing, yahoo) uma página deste tipo também é útil pois contém links para todos os artigos do site, o que pode resultar numa indexação mais rápida do conteúdo.


Página dos Termos do Google Adsense: Se utiliza o Google Adsense para rentabilizar o seu site saiba que é obrigatório, segundo as regras do Google, ter uma página com os termos e condições da plataforma.

O Paulo da escola dinheiro publicou um artigo onde pode encontrar o texto que pode ser utilizado. Segundo ele, você pode utilizar o texto disponíbilizado também no seu site.


Posts

O Primeiro Post: O primeiro post de um site deve de ser dedicado a apresentação do site, dos objectivos, das formas que existem para segui-lo, etc.

Faça uma apresentação directa e profissional. Lembre-se que a primeira impressão é a que fica.


Os Seguintes Posts: Para conseguir ter sucesso, você tem que criar conteúdo de qualidade e se possível único. Artigos copiados, mal escritos ou com pouca utilidade passam uma má imagem do blog e do seu criador.

É importante não esquecer que todos os artigos devem de ser optimizados para os motores de pesquisa. Utilize títulos atractivos, urls com as palavras chave e coloque as tags e as categorias correctamente.

Se segui-o o meu conselho de instalar o plugin All In One Seo, faça uso dele utilizado boas descrições e palavras chave.

Promoção

Depois de preparar o site você pode entrar agora na fase de promoção, sem nunca deixar de produzir conteúdo e melhorar o blog. É uma fase complicada porque além do trabalho no blog você tem que participar em redes sociais e em outros sites de forma a promover gratuitamente o seu projecto.

Participe em Discussões

Existem duas maneiras de promover, de forma indirecta, o seu projecto:

Comentários em outros sites: Participe com comentários úteis em blogs relacionados com o seu. Utilize um nome real (evite usar o nome do site ou um nickname) e apenas coloque o link para o seu site no espaço certo.

Não faça comentários do tipo "Boa Postagem" ou "Valew pla dica". Faça comentários sérios, construtivos, com dúvidas, ajude, etc. Você tem que promover de forma inteligente. Qualquer coisa mal feita pode passar uma imagem amadora de quem gere o projecto que está a ser publicitado.


Participação em fóruns: Inscreva-se em fóruns relacionados com o seu projecto e assim como os comentários em blogs, participe em discussões e mostre que você percebe do assunto. Com o tempo você vai ficar conhecido, as pessoas vão ficar com a ideia que você é bom na matéria e vão visitar o seu site.

Pode, se as regras permitirem, colocar um link na sua assinatura com uma pequena descrição.

Redes Sociais

As redes sociais como o Facebook, Twitter ou Orkut são espaços que têm a capacidade de enviar montes de visitas sem pagar nada por isso. Vai deixar esta oportunidade escapar?

Orkut: O Orkut é um serviço do Google muito popular no Brasil. Existem milhares de pessoas registadas que passam por lá a vida a fazer upload de imagens, conversando com os amigos e... participando em grupos.

É nos grupos que você deve de apostar. Crie o seu grupo e encontre formas de cativar as pessoas para lá. Crie uma comunidade interessada no assunto do seu blog e com o tempo verá que as visitas vão surgir.


Facebook: É a rede social do momento e continua em crescimento em muitos países do mundo.

Uma página de fãs com milhares de seguidores é capaz de enviar muitas visitas e gerar muitos lucros. Recomendo a leitura do artigo 11 Razões para criar uma página de fã no Facebook para que entenda melhor a importância do Facebook.


Twitter: O Twitter é outra ferramenta que você tem a disposição para promover o seu projecto. É um serviço utilizado em toda a parte do mundo e Portugal e Brasil não são excepção.

Crie uma conta dedicada ao seu projecto, personalize-a e utilize-a para promover o seu site. Siga pessoas que façam tweets úteis para os seus seguidores e de vês em quanto faça retweets.

A interacção com os seguidores também é importante. Transmite a imagem que você se interessa por eles e que está sempre presente.

Agregadores de Conteúdo

Além das redes sociais você pode utilizar agregadores de conteúdo para receber tráfego no seu site. Sites como o Colmeia, o Ueba ou o Dihitt são capazes de enviar centenas ou milhares de visitas em poucas horas. O que você tem que fazer é criar conteúdo com qualidade para depois submeter nestes sites e esperar que sejam aprovados.

Os agregadores mais conhecidos e utilizados são os seguintes:

Faça bom uso deles!

Compra de Publicidade

Como tenho vindo a dizer, é necessário fazer algum investimento para dar a conhecer o seu projecto. Evite sites novos, sites com pouco tráfego e pouco credíveis.

Existem várias formas de anunciar num blog:

Reviews: Uma review é um texto descritivo do seu site. O objectivo é dar a conhecer aos visitantes do site onde vai anunciar, aquilo que o seu site tem de interessante para eles.

As reviews normalmente são escritas por quem anuncia ou por um responsável do outro site. Os preços costumam ser mais altos do que um banner porque as reviews conseguem enviar mais visitas de qualidade e ficam online para sempre o que pode ir direccionando algum tráfego.


Banners: Os banners de publicidade é a forma mais popular de promover sites. Consiste em alugar um espaço num site por um determinado tempo. O banner é feito pelo cliente (você).

Nota: Em alguns casos o pagamento é feito por clique ou por impressão.


Plataformas de Publicidade: Investir no Google Adwords ou no Anúncios Sapo também é uma boa opção. O custo por clique e as condições em que os anúncios são mostrados são definidos por si. Ambos sistemas disponibilizam vários métodos de pagamento.

Conclusão

Este é o 4º artigo da série Como Criar um Blog de Sucesso. Até este momento já abordei assuntos como a planificação, a escolha de alojamento e domínio, escolha de um bom design e agora os toques finais.

O próximo artigo será dedicado a optimização seo que é muito importante para poder receber visitas dos motores de pesquisa. Fique atento!