Hoje em dia ter um site, blog, fórum bem optimizado a nível de seo é o maior passo para o sucesso do seu projecto. Quando eu penso em optimizar os meus sites para os motores de busca, tenho sempre a noção que os algoritmos dos motores de busca vão mudando ao longo do tempo, e às vezes somos apanhados desprevenidos. Algumas das optimizações parecem que não tem grande impacto no SEO, mas se forem lógicas muito provavelmente têm.
Dica SEO 1 - Utilizar Palavras-Chaves e Frases no Conteúdo
Os motores de busca procuram indexar o conteúdo do seu site, links e cabeçalhos de forma a procurar palavras-chave e frases que correspondam ao que um dos seus utilizadores decidiu procurar. Se forem ao Google e pesquisarem "Como criar um blog de sucesso: Construção do Blog" e existir um artigo com essa frase exacta no seu conteúdo, ou ainda melhor se a possuir no título ou no cabeçalho, possuem uma grande hipótese de ficarem bem indexados para aquele termo de pesquisa.
O conteúdo é sem dúvida o mais importante. Os web crawlers adoram "ler" os conteúdos, por isso uma grande parte do seu SEO irá ter lugar no conteúdo dos seus artigos. Palavras-chave e frases-chave são a sua melhor aposta.
Dica SEO 2 - Utilizar Sub-Domínios
Em vez de utilizar pastas, considere utilizar subdomínios para, por exemplo, serviços que preste. Ao utilizar um subdomínio, os motores de busca consideram que nesse endereço está outro site, por isso vão indexar de forma diferente.
Dica SEO 3 - Permalinks
Quem possui um site sabe do que estou a falar. Os permalinks permitem fazer com que os seus endereços de web sejam agradáveis e compreensíveis aos humanos. Em baixo dou um exemplo, os seguintes endereços apontam para o mesmo artigo no WP Total:
- https://www.wptotal.com/?p=3103
- https://www.wptotal.com/2010/como-integrar-pagina-fas-facebook-com-twitter
O primeiro endereço diz o quê ao Googlebot? Diz que p=3103 é importante para o seu artigo. Agora o segundo endereço diz ao Google que como-integrar-pagina-fas-facebook-com-twitter é importante para o seu artigo.
Acha que alguém vai pesquisar no Google por "p=3103"? Ou irá provavelmente pesquisar por "Como Integrar uma Página de Fãs do Facebook com o Twitter"?
O Celso Avezedo num excelente artigo mostra como personalizar as permalinks no WordPress.
Dica SEO 4 - Obter o Google XML Sitemap
Um plugin que já foi referido aqui no WP Total, considerado como um dos mais úteis para o WordPress. Um Sitemap não afecta em nada o ranking nos motores de busca a não ser que o seu site não esteja bem indexado. Se possui alguma página importante no seu site que está com problemas em ser indexada pelo motor de busca, então um sitemap será bastante útil, mas é obvio que se a página não está a ser indexada, esta não irá aparecer numa pesquisa.
Dica SEO 5 - Optimizar o Título da sua Página Web
É sem dúvidas uma das optimizações mais fáceis de se realizar, que dá uma enorme vantagem no ranking dos motores de busca. Mas muitas das pessoas percebem-nos mal. Cada uma das suas páginas deverá possuir o seu próprio título e sempre que possível, coloque uma palavra-chave ou uma frase neste.
Em baixo encontram-se dois possíveis exemplos que se poderia usar para a página "Sobre Nós" do WordPress Total.
- Sobre Nós - WordPress Total (Este é o usado pelo Celso)
- Sobre WordPress Total - WordPress Themes, Plugins, Recursos e Dicas para Webmasters (Recomendaria algo do género)
Como podem notar o primeiro exemplo dado não possui palavras-chaves, enquanto por outro lado o segundo exemplo já contêm: WordPress Theme, Plugins, Recursos, Dicas para Webmasters.
Na minha opinião, este é o modo mais rápido para conseguir uma determinada página web do seu site esteja bem indexada nos motores de busca (Tente colocar nos títulos das suas páginas web o que as pessoas costumam pesquisar nos motores).
Dica SEO 6 - Verificar se o seu Template usa as Tags <h>
As tags dos cabeçalhos (<h1>, <h2>, and <h3>) são importantes para os web crawlers. Porque o que colocar entre essas tags, irá possuir uma importância acima do conteúdo normal. Quanto menor o valor da tag do cabeçalho, maior será a sua importância.
Dica SEO 7 - Sites em Flash ficam bonitos, mas a Indexar são pobres
Sites feitos em Flash podem ser engraçados, devido muito a animação que este permite, mas tem de se ter cuidado na projecção de um site em flash, porque os "bots" possuem problemas no rastreamento e na compreensão dos sites em flash e até nos menus feitos em flash.
Dica SEO 8 - Utilizar o Atributo <alt> para as Imagens
Ao utilizar imagens nos seus sites, é extremamente importante de que se certifique de incluir a tag <alt>. Muitas pessoas pesquisam imagens nos motores de busca e essas "tags" irão ser rapidamente importantes no código do seu site. Os web crawlers não podem indexar imagens, mas podem rastrear as tags "ALT".
Dica SEO 9 - Incluir as Tags <meta>
Como já provavelmente sabe o Google devido a determinados abusos praticamente ignora a famosa meta tag (<meta name=“keywords>). Contudo, outros motores de busca, como o Bing, Yahoo, Sapo, Ask ainda levam em conta essas tags para ajudar a indexar o seu site e a sua procura.
A Google está costamente a alterar e a evoluir o seu algoritimo de indexação. E quem sabe se um dia não voltam a referenciar as "tag keywords", de uma forma diferente e que permita indexar e classificar o seu site, por isso deixe essas mesmas tags no código do site.
Dica SEO 10 - Evitar Conteúdo Duplicado
Ou seja, mostre apenas uma vez o mesmo conteúdo ao Googlebot. Em baixo deixo um vídeo do Greg Grothaus sobre Conteúdo Duplicado (Duplicate Content).
Espero que este artigo o ajude a subir os seus sites no ranking dos motores de busca. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário para que o possamos ajudar. 🙂
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito.
Olá, Já tenho trabalhado muito na otimização do meu blog, porem ele não aparece no google em nenhuma posição. Vou utilizar suas dicas. obrigado.
Para se obter um bom ranking nos buscadores, precisa-se ser analizado vários itens no site, entre eles:
- Título
- Descrição
- Palavras Chaves
- Textos em H1 e H2
- Imagens com alt=NOME DA IMAGEM
- Frequência de atualização de conteúdo
- Volume de conteúdo
- Links externos
- Nomes dados às páginas
- Quantidade de lugares que seu site encontra-se cadastrado
Por isso a demora para se começar a ter resultados positivos, é um trabalho constante que tem que ser acompanhado quase que diariamente.
Fernando,
Sobre a dica 2.
Um subdomínio é mesmo considerado com um backlink?
O fato de estar hospedado no mesmo ip não implica em não ser?
eu já vi em vários sites, um fala que sim e outros falam que não,
tem alguma explicação técnica que ajude...
Parabéns pelo post, esta muito bom.
Gostei muito do artigo, muito bem formulado
Show de bola as dicas!
Muito obrigada.
De nada Monica.
Sempre a disposição.
O SEO não é tão complicado nem tão complexo como se pensa.
Estas 10 dicas + Backlinks é o suficiente para fazer qualquer site chegar ao topo.
Parabéns pelo artigo e pela nova imagem.
Um abraço.
Olá Roberto, muito obrigado pelo comentário.
É verdade, os backlinks também são muito importantes.
Abraço 😉
Completamente, os backlinks são bastante importantes, sem estes não se vai muito longe.
Irei tentar lançar para a semana a segunda parte deste artigo.Estejam atentos e usufruem do WP Total até lá.
Legais, as dicas, já conhecia a maioria, porém não achei muito sentido em usar subdomínios, como e porque exatamente eu deveria fazer isso?
Olá Diego, realmente a parte dos sub-domínios está pouco desenvolvida.
A sugestão é que utilize sub-domínios em vez de pastas porque os motores de busca consideram um sub-domínio como se fosse outro site.
Espero que tenha percebido.
Até breve 🙂
Exacto. Provavelmente não expliquei da melhor forma, mas já ando a preparar exclusivamente sobre os sub-domínios, logo que seja publicado, esse mesmo artigo irá possuir um link logo em baixo na dica 2 deste artigo.
Abraços
Dicas muito básicas, mas continuem o bom trabalho!
cumprimentos
Muito Obrigado. Existem sempre novas pessoas a entrar neste mundo, mais precisamente nesta área. Por isso mesmo os básicos também tem de ser explicados/ensinados em grandes projectos como o WP Total.
Abraços
Olá Shaddz, já existem posts mais avançados, é só passar pelos arquivos 😛
Obrigado pelo comentário e pela força.
Abraço 😉