Sites lentos que demoram vários segundos a abrir é coisa do passado. Hoje em dia já ninguém tem paciência para esperar 20 ou 30 segundos para a página carregar, por isso é cada vez mais importante ter os nossos sites rápidos e bem otimizados. Para ajudar nesta tarefa podemos usar o WP Smush.it, um plugin que diminui de forma automática o tamanho das imagens enviadas através do wordpress.
Este plugin usa um serviço externo, o Smush.it, criado e mantido pela a Yahoo, que permite otimizar o tamanho de imagens sem elas perderem qualidade. Este serviço não recorta as imagens, essa é uma tarefa que você terá de fazer, mas diminui o tamanho das imagens o que é muito útil num site.
Como Funciona o WP Smush.it
O WP Smush.it trabalha de uma maneira muito simples. Em poucas palavras, o plugin deteta a nova imagem, envia-a para os servidores do Smush.it e aguarda pela imagem final.
O melhor deste plugin, além de todos os benefícios que lhe pode trazer, é que todo o trabalho é feito nos servidores da Yahoo, isto significa que não terá de se preocupar com o load que podia ser criado ao otimizar as imagens.
No fim do processo o resultado pode ser visto clicando na opção “Media” que está no menu do painel de administração do wordpress. A informação aparece no lado direito de cada imagem:
Benefícios
Depois de usarmos este plugin durante vários meses e em vários blogs, chegamos a conclusão que só ganhamos em usa-lo:
- Páginas mais rápidas: Se o tamanho das imagens é menor, as páginas vão abrir mais de pressa. É bom para os usuários, principalmente para os que têm uma ligação lenta (internet móvel, por exemplo) e também trás benefícios a nível dos motores de pesquisa (Google, Bing, Yahoo, etc).
- Menos tráfego gasto: Quanto menos tráfego o seu site gastar, menores são as despesas que tem com a hospedagem do site e se as imagens são mais "leves" o site vai gastar menos tráfego.
- Menos espaço ocupado: Apesar do preço do espaço ser agora muito baixo (e continua a baixar) quanto menos espaço estiver ocupado melhor para você. É verdade que o espaço não é assim tão importante, mas o que é que você perde se o seu site funcionar bem na mesma e ocupar menos espaço?
- Não há limite de otimizações: Você pode enviar 1 ou 100 imagens e todas elas são processadas, há certamente um limite para não criar problemas no serviço, mas de certeza que não vai ter problemas com o serviço.
- Não dá trabalho: Ninguém gosta de perder tempo para poupar alguns Kb's (na maior parte dos casos) por isso este plugin funciona automaticamente sem ser necessário a sua intervenção. Sempre que você adiciona uma ou mais imagens ele faz o trabalho sem ninguém notar.
- Não cria load no seu alojamento: Um dos maiores problemas dos plugins que fazem alterações nas imagens (recortar, redimensionar, etc) é o load criado no seu alojamento. O problema é ainda maior quando você tem um alojamento partilhado e não pode usar todos os recursos do servidor... quando isso acontece o seu site normalmente é suspenso. Neste caso todo o trabalho é feito nos servidores do Yahoo Smush.it, o plugin só envia e recebe as imagens.
Limitações
O Smush.it tem algumas limitações, nada que torne o serviço mau, mas que em alguns casos fazem falta:
- Formatos das imagens: Só as imagens no formato JPG, JPEG, PNG e GIF é que são otimizadas. Na maior parte dos casos não é um problema pois estes são os formatos mais usados online.
- Tamanho das imagens: O Smush.it só processa imagens com um tamanho até 1 MB, as imagens que tenham um tamanho superior a este limite não serão otimizadas.
- Dependência do serviço: Se o serviço Smush.it ficar offline ou estiver com problemas, este plugin deixa de funcionar. Não temos notado problemas, mas é importante dizer que o plugin depende de um serviço externo para trabalhar bem.
Otimize as Imagens Antigas
Depois de instalar este plugin, poderá otimizar também as imagens que foram enviadas antes do plugin ter sido instalado. Para fazer isto tem que ir a Media > Bulk Smush.it e depois clicar em "Run all of my images through WP Smush.it right now".
Nesta página aparece o numero de imagens que podem ser otimizadas e também uma estimativa do tempo que vai demorar. O tempo de espera vai depender do numero de imagens, da velocidade de conexão do seu servidor e do load que os servidores do Smush.it têm.
Download do WP Smush.it
Pode fazer o download deste plugin através do repositório de plugins do wordpress:
A instalação do plugin é feita da forma tradicional e não requer nenhuma configuração. Só tem que instalar e ativar!
Esperamos que esta sugestão seja útil, se gostou partilhe nas redes sociais e deixe um comentário 🙂
Faz uns meses, percebi que o WP Smush.it parou de funcionar. Tanto no upload das imagens (que já fazia a compressão), quanto na compressão manual (rodando o programa pra minimizar todas as imagens).
Pesquisando, achei esse plugin, que se assemelha: EWWW Image Optimizer
Tenho notado, entretanto, que ele é um pouco mais pesado que o Smush.it. Mas como este não funciona mais, uso o EWWW.
Olá Rodrigo,
obrigado pelo comentário.
É verdade, parece que a Yahoo abandonou o smush.it e o plugin agora raramente funciona.
O EWWW é um bom plugin, mas como processa as imagens localmente, as vezes dá alguns problemas e/ou é um pouco lento, mas parece ser a única solução a altura neste momento.
Estou usando smush.it e gosto muito dele. As imagens ficam muito mais leves. Simplesmente Fantástico!
Olá, Celso. Tive muitos problemas com meu blog por esses dias por causa da falta de espaço.
No CPanel descobri que as imagens eram as maiores vilãs. Fui atrás de uma forma inteligente de diminuí-las. Como você sabe, no início, quando começamos a usar o WordPress, não nos preocupamos com o tamanha da imagens. Aí já sabe a consequência.
Encontrei este artigo.
O espaço no meu servidor estava tão estourado, que nem sequer consegui instalar o Smush It, pois o menu de plugins estava inacessível no WordPress exatamente pela falta de espaço.
Porém, descobri depois que não eram as imagens que estavam sugando todo a minha cota de espaço no servidor, mas sim um arquivo malvado e malcomportado denominado "erro_log" que se encontra no diretório "public_html". Ele cresce sozinho e de uma forma absurda, capturando não 70% ou 80% do espaço no servidor, mas o espaço inteiro. Só pra baixar e abrir o erro_log por FTP leva um tempão, mesmo sendo um arquivo do Notepad. Percebi que dentro dele havia várias mensagens de erro relacionadas principalmente ao plugin "Popup Domination".
Deletei-o, mas ele renasce das cinzas com uma fênix, um vírus.
Depois de deletá-lo, consegui instalar o Smush It. Rapaz, esse plugin deu o maior crash! Deu pau mesmo! Os leitores encontravam meus artigos através do Google, mas não conseguiam visualizar os posts. O menu administrativo do WordPress ficou maluco. Eu só conseguia acessar o menu "Mídia". O indicador de plugins desatualizados ficou doido também.
Deixo esse comentário para compartilhar minha experiência com o Smush It e deixar consignado aqui esse problema com o "erro_log", que quase não possui discussão na Internet.
Eu usava ele, mas depois de uns tempo ele começou a dar erro e não carregava mais imagens, resolvi desativar e excluir ele do meu blog.
PAZ
Ola Celso,
Eu axei essas informações aqui e o pessoal disse que funcionou direitinho, so que eu nao sei exatamente onde inserir, tem como dar uma verificada?
segue abaixo:
If you smush large image (eg. over 900KB), you can get error "Operation timed out after 5000 milliseconds with 0 bytes received". Problem is that WordPress by default timeouts after 5 seconds while doing HTTP requests.
To fix this issue we need to simply add filter which increases timeout period.
First we need function:
function wp_smushit_filter_timeout_time($time) {
$time = 25; //new number of seconds
return $time;
}
Then we need to call this function via add_filter. I added this in function wp_smushit_post below $data = false; so that this filter is used only in WP smush.it:
add_filter( 'http_request_timeout', 'wp_smushit_filter_timeout_time');
Another thing to consider would be adding of function set_time_limit which would increase time script runs. It can be added above $data = wp_smushit_post($file_url);.
Grande Abraço!
Bom Dia a todos!
Gostaria de saber se alguem sabeo que pode ser essa mensagem ( Processing battlefield-3-pc-download-reloaded…
– 0x0: Could not find /home/realdownlo1/public_html/wp-content/uploads/ )
Essa mensagem ocorreu quando eu mandei diminuir as imagens de todos os posts.
Parabens pelo otimo Trabalho!
Att.
Felippe Ribas
Olá Felippe,
parece que o plugin não está a funcionar muito bem, não sei se é alguma incompatibilidade com esta versão do wordpress ou se é o serviço da Yahoo, o smush.it, que está com problemas.
Nos meus blogs eu desativei temporariamente este plugin, penso que é a melhor coisa a fazer neste momento.
Não conhecia este plugin. Ja o instalei em alguns dos meus blogs e apesar de estar muito lento esta a funcionar 😀
Cumprimentos Luis Marques
Olá Luis,
obrigado pelo comentário.
É um bom plugin, mas tem tido alguns problemas... penso que o problema está no serviço (smush.it) ou então alguma incompatibilidade com a versão 3.3.2 do WordPress. Vamos esperar para ver se as coisas melhoram... 🙂
Olá Celso,
Eu mesmo utilizo esse plugin, e acho simplesmente fantástico. O ganho de produtividade (em relação a usar softwares externos para comprimir o tamanho) é imenso, e não vejo outra solução tão boa no mercado atualmente.
Abração
Olá Bruno,
obrigado pelo comentário. O wp smushit é realmente um bom plugin e poupa muito tempo porque trabalha sozinho. Melhor é impossível 🙂
Abraço
Ola Celso,
O meu blog basicamente composto de fotografia, vou instalar o Smush.it tenho a certeza que vai ser muito útil. Obrigada pela informação. Bom trabalho.
Olá Gregoria,
obrigado pelo comentário. Se você usa muitas fotos será certamente muito útil 😉
é perfeito e muito útil, o meu blog era muito lento e agora tem metade do peso e acabaram-se os meus problemas com as imagens. Adoro este plugin.
Um abraço
Eu usei esse plugin no meu site porém qualquer imagem que tentava reduzir após isso a imagem não aparecia mais no post.
Desinstalei por não conseguir usar após esse problema.
Olá Claudio,
nunca me aconteceu isso, você testou a última versão ou já foi a algum tempo que esse problema acontecia?
Olá Celso.
É uma ótima indicação. Embora não tenha funcionado para mim por não reconhecer o path das imagens no CDN, reconheço que é fundamental nestes novos tempos do Google, onde a rapidez do carregamento é levada em conta como fator de indexação.
Ainda pretendo acionar o suporte ou mesmo tentar entender as entranhas do plugin para poder fazer uso dele.
Obrigado por partilhar informação tão relevante. 🙂
Olá Roberto,
é realmente um plugin bastante útil. As vezes tem alguns probleminhas, mas no geral é muito bom.
Obrigado pelo comentário!