Uma nova versão do WordPress esteve a ser preparada nos últimos meses e está prestes a ser lançada. Como já é habitual, existem algumas novidades e melhorias face a versão anterior e neste artigo vamos falar nisso.
Ao contrário do que alguns utilizadores esperavam, a versão 3.4 não trás mudanças radicais. A equipa que desenvolve o WordPress apostou na melhoria das funcionalidades já existentes e introduziu algumas novidades que poderão ser melhor exploradas nas próximas atualizações.
Uma das novidades que saltam a vista é a nova opção que permite personalizar vários aspetos do tema, nomeadamente a imagem/cor de fundo, as cores dos links, o tÃtulo e subtÃtulo do site, entre outros. Esta é uma funcionalidade que os usuários menos experientes ou sem conhecimentos na edição de temas vão adorar.
Outras alterações foram feitas, como é o caso da nova api XML-RPC, mas muitas dessas alterações não são visÃveis por estarem relacionadas com o "core" do WordPress ou com funcionalidades pouco usadas.
Os Principais Destaques do WordPress 3.4
Personalização de temas:
As novidades e melhorias mais visÃveis na versão 3.4 estão relacionadas com os temas. Para começar, a página de gestão dos temas está diferente e foi adicionada uma nova opção que permite alterar:
- Imagem e tamanho da imagem do cabeçalho,
- Cores dos links, do texto e cor de fundo,
- Adicionar/remover uma imagem de fundo,
- Escolher o conteúdo que aparece na home page,
- etc.
Esta é a nova página de gestão dos temas:
E esta é a página de personalização do tema:
Agora também é possÃvel instalar "child themes" que estejam disponÃveis no repositório do wordpress.org.
No geral, todo o processo de instalação, gestão e personalização de temas ficou mais fácil.
Nova XML-RPC api:
A nova XML-RPC API permite que as aplicações externas sejam mais completas e eficazes. Mais informações aqui.
Painel de administração responsivo:
Foram também feitas alterações no painel de gestão que adapta-se melhor a resoluções mais pequenas (ex: tablets, smartphones, etc). Estas alterações tornam algumas tarefas mais simples, como é o caso da criação de artigos onde a coluna da direita passa para baixo do editor:
Adicionar comentários através da página de criação/edição de posts:
Agora é possÃvel comentar os artigos e responder a comentários sem sair do painel de administração. Por defeito esta opção está ocultada, para mostrar basta clicar em "Opções deste ecrã" no canto superior direito e marcar a opção "Comentários".
Adicionar tweets só com o link:
Nesta nova versão foi adicionada ao suporte a incorporação dos tweets dentro dos artigos adicionando apenas o link direto para o tweet. Até agora apenas outros serviços como o YouTube eram suportados.
Suporte a HTML nas legendas das imagens:
Agora também é possÃvel usar HTML nas legendas (captions) das imagens que são adicionadas aos artigos ou páginas. Uma funcionalidade útil principalmente para linkar para a página do autor da imagem ou para uma página relacionada com a imagem.
Tradução mais fácil:
Foram feitas várias alterações que tornam o processo de tradução mais fácil. Esta é uma alteração útil para quem não usa a versão inglesa do WordPress.
Existem ainda outras novidades que podem ser vistas na página sobre a versão 3.4 no codex.
Quer testar as novas funcionalidades?
Enquanto que a versão final não é lançada, pode testar a versão 3.4 - RC 1:
No momento em que escrevemos este artigo a RC 1 traduzida para português do Brasil ainda não está disponÃvel.
Por favor note que esta ainda não é a versão final e tem alguns problemas de segurança. Use apenas para testes.
Qual é a sua opinião?
O que achou destas novidades? Deixe um comentário com a sua opinião e já sabe, se encontrar algum bug, informe a equipa do wordpress! 🙂
estou tendo um problema com meu wordpress 3.4. o mesmo só acessa com o "www" e sem dá um erro. ex: http://www.akidachina.com e não funciona http://akidachina.com
Gostaria de saber como instalar o Painel de administração completo, pois o meu não está completo. Está faltando o Ãcone de colocar cores nas fontes. Ele é wordpress.org. POR FAVOR ME AJUDEM.
Olá Celso, saiu a versão 3.4.1, onde corrigiram 21 bugs:
http://codex.wordpress.org/Version_3.4.1
Olá Daniel,
obrigado pela informação 😉
Olá, Celso
Tenho um site, mas não sou webdesigner, há pouco tempo mudei o site para o wordpress, mas o web que fez esta mudança não finalizou o site, e eu como entendo pouco, fico com medo de usar certas ferramentas. O WP está pedindo para que eu atualize para a versão 3.4, o que pode acontecer, se eu fizer essa atualização sem entender nada?
Eu recomendo você criar um ambiente de teste no seu computador pessoal. Assim você vai poder instalar várias versões do wordpress e ver se tudo funciona como esperado.
Eu, normalmente, não atualizo o wordpress em sites que já estão no ar, a não ser que eu tenha testado os plugins, banco, tema, antes.
O ideal era fazer algum teste para saber antes de os seus temas/plugins são compatÃveis com a nova versão, mas como não tem experiência pode tentar atualizar e com sorte ( 😛 ) tudo pode continuar a funcionar bem.
Convém fazer uma copia de todo o conteúdo (um backup) antes da atualização. Se alguma coisa deixar de funcionar, você só tem que repor o conteúdo antigo e fica tudo como estava.
Espero ter ajudado.
excelente artigo!!
Melhor plataforma e sempre inovando.
Olá Celso, ótimo artigo!
Eu amo o WordPress, não só por suas funcionalidades, mas principalmente pelo compromisso com a evolução!
Um abraço e sucesso!
Bem, eu já estou na vida de blogueiro a um tempo, porém só cuidando da parte de posts de um blog onde outra pessoa administra.
Ontem, descobri que eu devia criar um blog para uns negócios da escola, fui direto no WordPress, coloquei um nome e endereço provisório, escolhi tema e pronto, ficou tudo do jeito que eu queria. Porém, agora não consigo modificar a URL do meu blog para o nome final, coisa que eu até conseguia fazer no WordPress um tempo atrás, e não estou dando jeito nenhum na nova versão.
Alguém pode ajudar?
Parabéns!
Excelente artigo e muito obrigado.
Já utilizo o WordPress á anos, e é fantastico ver a evolução do mesmo.
Quando comecei a utiliza-lo, e a estudar o funcionamento de mesmo, estava em 2005 na altura do lançamento da versão 2.0.
É um sistema fantastico, mas que ainda precisa de muitas melhorias, principalmente a nivel do codigo, que pouco interessa aos consumidores finais, mas para programadores é muito importante. Em principio na proxima versão virá implementa uma funcionalidade muito interessam-te, o centro de notificações.
Cumprimentos 😀
Ótimas novidades. WordPress sempre melhorando.
Olá Maicon,
obrigado pelo comentário!
Abraço