O Cloudflare é um serviço que permite tornar o seu site mais seguro e ao mesmo tempo pode torna-lo mais rápido (se ainda não o conhece, leia o artigo o que é o Cloudflare e quais são os seus benefícios) e apesar de ser fácil de usar temos recebido alguns emails com dúvidas, por isso neste artigo vamos explicar como deve de instalar e usar o Cloudflare.
Como Começar a Usar o Cloudflare?
Usar o Cloudflare é simples e não requer grandes conhecimentos. Primeiro deve de verificar se no painel de administração do alojamento web do seu site se existe um icon do Cloudflare (uma nuvem laranja). Caso tenha, clique nela e na página seguinte será pedido que crie uma conta no Cloudflare, depois só tem que clicar em cima da nuvem cinzenta para que todo o seu tráfego passe a ser gerido pela rede do Cloudflare.
No caso desse ícone não existir, você tem que alterar os DNS do seu domínio (endereço do site). A primeira coisa que tem que fazer é ir ao site do Cloudflare, criar uma conta, adicionar o domínio e substituir os velhos DNS pelos novos.
Como Fazer?
1. Vá a cloudflare.com/sign-up e crie uma conta ou faça o login caso já tenha uma conta criada
2. Escreva o endereço do site (em o http:// e sem o www.) e clique em "Add this website"
3. Aguarde que o Cloudflare configure o seu domínio
4. Veja se todas as zonas de DNS estão bem, não altere nada caso não saiba o que está a fazer
5. Na página seguinte são fornecidos os novos DNS. Você tem que ir ao local onde pode gerir o seu domínio, apagar os antigos e substituir pelos que foram fornecidos pelo Cloudflare. Se não souber como fazer, contacte a empresa onde você comprou o domínio e peça informações sobre a mudança de DNS.
6. A alteração dos DNS pode demorar várias horas, em alguns casos é quase instantâneo, mas a propagação mundial demora normalmente 24 horas.
Opções para Gerir o Domínio e Estatísticas
Em cloudflare.com/my-websites, você pode ver todos os seus domínios. Ao lado de cada domínio existe um link "Reports & Stats" onde poderá ver as estatísticas de acesso ao site (visitas, tráfego gasto/poupado, ameaças, ataques, etc).
Ainda no mesmo espaço, um pouco mais para a direita, em "Settings", existem várias opções entre elas a opção "CloudFlare settings". Ao clicar vai ter a uma página onde você fazer o upgrade para uma conta premium, alterar o nível de segurança e ativar/desativar a firewall, limpar a cache e fazer alterações a forma como o Cloudflare vai funcionar. Recomendamos que perca aqui algum tempo para perceber para que serve cada opção para que a performance do seu site seja a melhor.
Nesse mesmo menu existe ainda a opção "DNS Settings" que deve de ser usada caso queira alterar alguma coisa nas zonas de DNS (exemplo: alterar os IP's do seu servidor, etc).
As Estatísticas
Aqui é possível analisar todo o tráfego que você recebe e o tráfego gasto. Na parte superior a verde fica todas as visitas e a vermelho as visitas que foram “bloqueadas” pelo Cloudflare. O bloqueio de visitas é feito com base no IP de cada visita. Por exemplo, se um IP é conhecido por fazer parte de uma botnet, esse IP sempre que visitar o site terá que inserir um código (captcha) para poder entrar no site. O tempo em que esse IP pode navegar pelo site pode ser definido por si.
Nesta página é possível também ver quais são os motores de pesquisa que estão a indexar o nosso site e o número de páginas vistas por eles.
O tráfego gasto e poupado pelo Cloudflare está quase no fim da página. Dependendo do tipo de conteúdo que você tem no seu site, a taxa de tráfego servido pelo Cloudflare é alta. A poupança de tráfego apenas se aplica para ficheiros estáticos (imagens, páginas html, páginas com css, scripts, etc).
O "Mau" Tráfego
No canto superior direito da página das estatísticas, existe um link "Threat Control" que vai ter a página onde você pode ver todos os IP’s e a razão pela qual foram bloqueados/foram obrigados a inserir um captcha code, bloquear/debloquear IP’s e ainda bloquear ou desbloquear países. Isto significa que se você tem um site que não deve de receber visitas de um determinado país, basta adicionar o nome ou nomes dos países e todas as visitas vindas desses locais não conseguem ver o site. É possível também adicionar os países a uma “lista branca” para que as visitas desses países nunca sejam bloqueadas mesmo que sejam consideradas "perigosas".
Gestão dos DNS
Por defeito o Cloudflare detecta todas as zonas DNS que o seu domínio tem no momento em que o adiciona a plataforma, mas é possível fazer alterações depois. Na página onde aparece os seus domínios, no lado direito do domínio existe a opção "DNS Settings" e aí pode fazer todas as alterações que quiser.
Nesta página você pode ativar ou desativar o Cloudflare para algum acesso do seu site. Basta clicar em cima da nuvem e depois escolher a opção “Enable” ou “Disable” (ativar cloudflare e desativar cloudflare). Isto é útil quando você usa uma CDN e tem um sub-domínio para isso, se quiser que todo o conteúdo continue a ser servido pela CDN deve desativar o cloudflare nessa entrada de DNS.
Configurações da Proteção e Aceleração do Site
A página de configuração e gestão de todos os aspetos do Cloudflare pode ser encontrada também nas opções que estão ao lado do domínio, é a opção "CloudFlare Settings". Nessa página é possível configurar a forma como a cache será feita, a otimização do site e também o nível de proteção desejado. Apesar de cada domínio ter uma configuração default, você deve de adapta-las para obter mais benefícios deste serviço.
Descrição de cada opção:
- CloudFlare Account Type: Escolha o plano que deseja ter. Por defeito a opção é a "Free" (gratuito), escolha a opção "Cloudflare Pro" para poder fazer o upgrade.
- Basic Security Level: O nível de segurança básico pode ser ajustado aqui. É recomendado a utilização da opção média (medium) ou baixa (low). Um nível de segurança alto bloqueia até os visitantes que possam ser considerados de risco mínimo, já a opção "low" bloqueia apenas os que são considerados os mais perigosos.
- Caching Level: Recomendamos a utilização da opção "Aggressive" para obrigar os browsers a ficarem com o conteúdo mais depressa em cache e diminuir os pedidos ao servidor.
- Automatic IPv6: O IPv4 está a acabar e para o substituir temos o IPv6, se quiser que o seu site já suporte o IPv6 ative a opção "Full".
- Minimum Expire TTL: Especifique o tempo máximo para o conteúdo ficar no computador do visitante. Se tiver visitantes que vejam várias páginas do seu site durante o dia, um tempo maior é recomendado porque parte do conteúdo já está em cache e não precisa de ser carregado novamente. Um valor a volta das 4 horas é, segundo o Cloudflare, aceitável.
- Auto Minify: Esta opção permite minimizar e otimizar os ficheiros de CSS, HTML e JS. Em alguns casos essa otimização pode causar problemas do site, mas vale a pena testar e se tudo trabalhar bem é uma opção a considerar porque diminuí o tempo de carregamento do site.
- Rocket Loader: O rocket loader faz com que vários scripts, externos ou internos, sejam carregados de forma alternada aumentando a velocidade de carregamento do site.
- Challenge Passage TTL: Quando um IP é bloqueado tem a possibilidade de inserir um código "Captcha" e navegar no site durante um tempo que você definir aqui. Quando esse tempo acabar é necessário inserir um novo código para poder continuar a navegar pelo site.
- Customize Challenge Page: Permite configurar a página vista pelos users bloqueados.
- Advanced Security: Esta é uma opção só para users "Pro" e é uma firewall online que protege o seu site de vários tipodes de ataques (sql injection, xss javascript injection, etc) e protege mais do que o recomendado pela OWASP. Talvez uma das melhores opções existentes.
- Website Preloader: É também uma opção disponível só para users pagantes que carrega em background e depois de ter aberto uma página até 200 ficheiros (os mais populares) para que parte dos ficheiros estejam já em cache e a navegação seja muito mais rápida.
- Outbound Links: Permite que você faça o tracking dos cliques de saída. Usa javascript e não altera os urls que estão no código do site.
- E-mail Address Obfuscation: Ao ativar esta opção, todos os emails que existam nas páginas do seu site serão codificados para evitar que os emails vão parar a listas de spam. Não há problemas de compatibilidade para o visitante desde que o javascript esteja activo.
- Server Side Exclude (SSE): Com esta opção ativa e depois de adicionar um código ao código do seu site, as visitas suspeitas deixam de ver partes do site definidas por si.
- Always Online: Significa "sempre online" e serve para mostrar as páginas que estão em cache mesmo quando o seu servidor está offline. Basicamente assegura que o site esteja acessível quando o servidor está offline.
- IP Geolocation: Detecta a localização do IP e permite que o visitante veja vários conteúdos, dependendo da localização.
- Google Analytics: Quer usar o Google Analytics sem adicionar nenhum código no código do seu site? Pode colar o código de tracking aqui.
- Browser Integrity Check: Através desta opção o Cloudflare faz uma verificação a integridade do browser e se detectar alguma coisa de errado o visitante será bloqueado.
- Hotlink Protection: Se quer que as imagens/ficheiros só estejam disponíveis quando alguém visita o seu site pode ativar esta opção e sempre que alguém tente abrir ou ver um desses ficheiros será redireccionado para uma imagem definida por si. Esta opção permite poupar tráfego, mas não é recomendada.
- Cache Purge: Esta opção permite limpar toda a cache do Cloudflare. Útil para quando faz alterações no site ou no próprio cloudflare e quer que essas actualizações estejam logo disponíveis para os seus visitantes.
- Development Mode: Se está a fazer alterações no seu site em ficheiros que podem ficar na cache (imagens, css, html, etc) pode ativar esta opção e todo o tráfego será "ignorado" pela cache. Todos os visitantes carregam o conteúdo que está no seu alojamento.
- Related DNS Actions: Gestão das zonas de DNS.
E estas são as opções existentes neste momento.
Como Corrigir o Erro de "Website Offline"
Um dos problemas que muitos encontram ao usar o cloudflare é ver, de vez em quanto, uma mensagem que diz que o website está offline mesmo quando está a funcionar bem. A solução é adicionar os IP's do cloudflare a white list do vosso servidor de alojamento pois como são apenas aqueles IP's que acedem ao alojamento do site por vezes ficam bloqueados e deixam de funcionar.
No seguinte link podem encontrar as gamas de IP's do cloudflare. Podem pedir ao suporte da empresa de alojamento para adiciona-los a whitelist e em principio o problema desaparece.
Link: support.cloudflare.com/entries/22036452-my-website-is-offline-or-unavailable
Conclusão
O cloudflare é um serviço que é fácil de usar, no inicio pode parecer confuso mas depois a única coisa que pode ter que fazer ocasionalmente é limpar a cache. Uma conta gratuita é suficiente na maior parte dos casos, mas caso tenha um website que precise de mais proteção uma conta Cloudflare Pro é a melhor solução e custa apenas 20 dollars por mês!
Além dos benefícios no que diz respeito a velocidade, segurança e poupança de recursos, a probabilidade do site ficar completamente offline é muito baixa pois existem servidores em vários continentes (EUA, Europa, Ásia) e quando um está com problemas o tráfego é redirecionado para outro datacenter que esteja próximo.
Tanto o WPTotal como o departamento de defesa dos Estados Unidos, que já elogiaram o serviço, recomendam o cloudflare 🙂
Links Úteis
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário para que possamos ajuda-lo 🙂
Veja também:
Estou tendo muita dificuldade de configurar o cloudflare no meu site etrasertaneja.com, ele toda hora carrega e da página não segura já fiz diversas configuração e nada até o momento, resultado disso meu site ta fora
O Cloudflare vai aumentar a nota de velocidade no Google Speed Insights do meu site ?
Olá muito interessante esse tutorial, eu posso usar o CloudFlare em domínios de uma mesmo hospedagem?
tenho vários domínios em uma mesma hospedagem no mesmo plano, e queria saber se posso apontar um domínio para o outro da mesma hospedagem sem dar bandeira para o Google, é possível?
Olá, instalei o CloudFlare em meu site WordPress, e estou utilizando o plugin CloudFlare, porém no Analytics não aparece nenhuma estatística, já foi feita a propagação do DNS.
Também não notei nenhuma alteração no site, utilizo também o plugin WP Super Cache, e na Aba CDN ele me pede Off-site URL, neste campo eu coloco a url do meu site?
Logo abaixo tem uma opção de CNAME, eu criei um Cname como cdn.meudominio.com.br pelo cloudflare, mais quando tento acessar este endereço não funciona.
Vejo alguns sites que as imagens abrem como cdn.dominio.com.br, porém no meu não notei nada, nem erro nem nada. quando acesso o site: WebPageTest e busco por meu dominio, aparece que esta utilizando CDN.
Foi desabilitado a função "sempre https"?
An A, AAAA or CNAME record was not found for the www subdomain. The http://www.meudominio.com subdomain will not resolve.
An A, AAAA or CNAME record was not found pointing to the root domain. The meudominio.com domain will not resolve.
An MX record was not found for your root domain. An MX record is required for mail to reach @meudominio.com addresses.
O que significa isso?
Configurei meu domínio em Domínios Adicionais da minha hospedagem. Qual DNS devo configurar? Coloco o mesmo DNS da minha hospedagem onde está meu novo domínio? Abraço!
Amigo ja passou 72 horas e nao entrou o https?
Estou tendo vários problemas com o Cloudflare. Como desabilitar o cloudflare?
Geovan Belem, basta você voltar os DNS padrões da sua hospedagem no gerenciador do seu domínio.
Como faço para acessar minha aplicação pelo cloudflares? Antes dele eu usado o ip(vps) + porta + aplicação. Ja o cloudflare não dar para fazer a mesma coisa. Vc pode me ajudar?
Grato!
Efetuei ativação porém quando tento abrir meu site fica dando erro 404 e já se passarm 72 horas após ativação, quando entro no cloudeflare está tudo ativado, não sei o qu está acontecendo, meu site está hospedado no provedor da hostgator, entrei em contato com eles, o que me disseram que para resolver o problema teria que entrar no registro br onde tenho registrado meu site e voltar o dns deles, pode me ajudar?
Olá tudo bem!
Eu consigo colocar o domínio na whitelist do cloudflare ao invés do IP, ou o range de ips ?
Se puder me dar as dicas, agradeço.
Abraços.
Cada domínio tem uma whitelist ou blacklist e o dono do site (e mais ninguém) pode permitir, bloquear ou mudar o nível de segurança para diferentes ip's ou países.
como eu faço para mudar o link /author/admin/ no lugar de admin colocar meu nome
Como eu posso exibir a barreira de 5 segundos no meu site assim comi no http://habbor.ws ? pois meu site esta sofrendo alguns ataques, mudar os DNS pode causar algum tipo de alteracao ou falha em meu site?
A "barreira" chama-se 'I'm Under Attack", pode ver aqui como ativar no seu site.
Em relação ao DNS, se for bem configurado no Cloudflare, não terá nenhum problema.
Já coloquei a opção mas a página não aparece e os ataques continuam :/
kara eu quero tirar esse cloudflare fica dando block nas minhas paginas tem que ficar escrevendo o captcha toda hora me ajuda a tirar tem como?
Só o dono do site pode desativar o cloudflare. Se for esse o seu caso, pode pedir ajuda a empresa onde o site está alojado e eles devem ajudar.
No caso de ser apenas um usuário, infelizmente não pode fazer nada para desativar o serviço. A única solução é contatar os sites onde o block acontece e pedir que encontrem uma solução para o problema.
Ola , alguem poderia me ajudar a instalar o cloud flare em uma maquina VPS , Cloud?
Não é necessário instalar nada na vps ou servidor para usar o Cloudflare. 🙂
Olá, como eu insiro a whitelist do cloudflare no meu servidor?
Não existe uma "whitelist do cloudflare" 🙂 Você tem que adicionar os ip's do cloudflare na whitelist do seu servidor, ou seja, adicionar os ip's do cloudflare a uma lista de ip's que nunca são bloqueados.
Como fazer? Se tiver um alojamento partilhado, siga a nossa dica e contate o suporte porque só eles conseguem fazer a alteração. Se tiver uma vps ou servidor dedicado, use o Google e certamente vai encontrar vários tutoriais sobre isso 🙂
Belo post wptotal
Parabéns! Entendi praticamente tudo sobre o Cloudflare em menos de 20 minutos e o configurei da maneira correta de acordo com minhas nessecidades. Tudo isso graças à este tutorial. Muito obrigado, me ajudou muito.
E pensar que fiquei meses batendo a cabeça por causa de erros que o cloudfare poderia resolver. Valeu amigao pelo tuto, foi esclarecedor e fácil de seguir.
Cara sensacional esse tutorial seu, quebrou uma "árvore" pra mim, caiu como uma "uva" rs! Valeu mesmo cara, continue assim que você vai longe... Abração!
Celso Azevedo
Estou com o mesmo problema do André. Porem minha net é CableModem de uma TV-acabo local (IP "Quente" único pra toda rede)...
Formatei meu PC pensando que era minha maquina, logo depois deu o mesmo erro, usei uma LiveCd do kumbun o problema persistiu.
Como resolver isso?
E o que vc me indica pra reportar isso a ADM da rede da minha net?
a única solução que encontrei foi usar PROXY para me conectar ao sites hospedados pelo CLoudFlare, e ai vai outra dica, use o proxy mas sempre esteja resolvendo o captcha pq eles tiram seu ip da lista negra depois de 1 semana, apesar de vc perder 20% da conexão, foi a unica maneira que encontrei.
Qual a internet que vc usa? (Pois vou entrar em contato com a minha operadora e caso persista vou ser obrigado a mudar pro velox)
Qual é o proxy que vc esta utilizando?
E depois desse tempo fica 100% a velocidade?
Porem o que me intriga que no Win 7 e No LIVECD Kumbunto(Com todos HD's desconectado) o problema persiste, porem no meu galaxy 5 conectado a rede não apresenta isso
A minha é net via rádio, eu usei um programa chamado proxier, procurei uma lista de proxies e pronto, agora não sei afirmar que realmente o seu ip sai da lista negra depois de um tempo
Amigo, seu topico deixou tudo muito claro pra mim, mas eu estou tendo um problemão aqui em casa. Toda vez que tento entrar em site que são hosteados pelo CLoudFlare, eu preciso resolver o captcha, seria facil se eu resolvese e navegasse, porém tem um jogo , ''Infestation Survivor Stories'' que usa também o host do cloudfare, e nele não tem como digitar o captcha, já q ele tenta conectar pelo IP com o launcher, tem algum jeito de resolver de vez ess problema? desde já Obrigado
OBS: Já passei antivirus, antispy,antimalware,antitrojan, hotfix e já formatei,
Olá André,
Como já formatou o computador e o anti-virus não acusa nenhum problema, pode ser que o seu IP tenha uma má reputação (se reiniciar o router provavelmente vai ter um IP novo - pode ser uma solução) ou então o problema pode estar bem escondido em algum software que use (muito comum em softwares piratas).
Se conseguir o contato dos responsáveis pelos sites que visita, fale com eles e informe que você está a ser bloqueado. Talvez eles possam baixar o nível de segurança e assim menos pessoas são bloqueadas.
obrigatório a troca de DNS isso nao pode causar problema no meu site?
Se configurar direito, não há problema nenhum, funciona tudo como antes 🙂
quanto espaço em disco tem os planos da cloudflare?
Recomendo que leia este artigo: https://www.wptotal.com/duvidas-cloudflare/
Ou então, procure informações sobre o Cloudflare. O serviço não serve para hospedar, é apenas uma "barreira" que fica entre o usuário e o servidor onde o site está alojado.
Valeu Celso, essas informações vão me ser muito uteis.
olá instalei o W3 e o Cloudflare tudo certinho add o dns quando fui o general sltings deu isso la
New Relic is not running correctly. The plugin has detected the following issues:
PHP module is not enabled.
PHP agent is not enabled.
API Key is invalid.
Account ID is not configured.
Application ID is not configured. Enter/Select application name.
License key could not be detected.
Please review the settings.
Olá Marcos,
se desativar a opção "Monitoring" que está no fim da página "General Settings", esse erro deve desaparecer.
Excelente dica. Testando...
Grato.
Parabéns pelo Post.
Amigo ele serve para os Cpanel de contas compartilhadas de Internet ?
Instalei e recomendo. Fiquei impressionado com o resultado do processo.
Instalei hoje o CloudFlare em meu blog e espero bons resultados (principalmente na otimização e redução se Spams) agradeço o excelente artigo. tirou minhas dúvidas
Olá, meu site requer de atualização constantemente em uma página, e pelo que eu entendi sempre que fizer uma alteração no site, tem-se que limpar o cache no CloudeFlare para o conteúdo ficar visível para o usuário é isso? e se isso for verdade, não teria como eu especificar apenas essa página para que ela possa ficar fora do CloudeFlare e assim não precisar limpar o Cache Purge?
Olá Jusciel,
se for uma página não estática (por exemplo, uma página do wordpress), normalmente não é preciso limpar a cache. Por defeito o Cloudflare apenas faz cache de páginas estáticas, .html, por exemplo.
Sim, é possível deixar uma parte "fora" do cloudflare. Não sei bem como fazer, mas é com a ferramenta "page rules". Mais informações: http://ishr.co/PATuwD
Blz Celso. mesmo nao sabendo que irá dar certo eu criei a tal da page rules, desativei tudo que podia desativar, agora vou ver se funcional. vlw!
Eu iria criar uma conta no CloudFlare, mas eu não quero domínio próprio (tenho medo de não saber usar e acabar dando alguma coisa errada) só quero que proteja contra os Hotlinks, o que eu faço?
Boa noite, poderia me ajudar explicando algo que aconteceu com meu site.
Após eu experimentar o uso do CloudeFlare, alterei o DNS, fiz exatamente o que explica aqui no site, e depois de 3 ou 4 dias meu site só aparece ERROR 404 FILE NOT FOUND, porém todas as páginas ou arquivos estão no servidor, tanto pelo cPanel ou acesso FTP percebo que está tudo bem com as pastas mas o site não abre mais. Desisti do CloudFlare e voltei o DNS para o do servidor e mesmo assim não abre mais seu site.
Desde já agradeço qualquer tipo de ajuda.
Obrigado.
Olá Fernando,
só pode ser algum problema com a hospedagem do site. O Cloudflare não pode ser o responsável pelo problema porque além de não ter acesso a hospedagem, depois de você alterar os DNS para o servidor o problema continuou.
Contacte a empresa onde você tem a hospedagem e peça ajuda.
Espero ter ajudado.
Olá Celso,
Muito obrigado por responder tão rápido meu pedido de ajuda.
Me ajudou muito sim, entrei em contato com o servidor mas até o momento não obtive resposta deles.
E parabens pelo seu trabalho.
Obrigado.
Quais as linguagens que o CloudeFlare Suporta?
Ola Celso minha white list não aceito isso (2400: CB00: / 32 (2400: CB00: 0000:0000 - 2400: CB00: FFFF: FFFF)...os outros aceitou normalmente....o que seria isso?
Olá Eric,
esses são os IPV6, talvez você não tem suporte para isso. Fale com a sua empresa de hospedagem ou contacte a CloudFlare.
Instalei o Cloudfire e tinha o WPSuperCache, acha que ainda é necessário ter ele instalado ou o cloudfire supre a necessidade
Olá Paulo,
o wpsupercache continua a ser útil para fazer a cache das suas páginas.
Obrigado pela reposta, vou seguir sua dica.
Olá celso, acabo de instalar o cloudflare, notei que as páginas realmente estão carregando mais rápido, como a página inicial, de categorias, mas a dos artigos demoram um tempo maior, parece que demora a localizar, mas mesmo assim abre após esperar alguns segundos, será que tenho que esperar algum tempo até que se normalize tudo?
Visitei o seu site e não notei nenhuma lentidão. Talvez o que pode estar fazer com que o site pareça lento é a opção "Rocket Loader" que você tem ativo.
Vá até as configurações do seu domínio no cloudflare e na "tab" performance desative a opção "Rocket Loader" (escolher a opção off), talvez resolva o problema.
Entendi, coloquei no meu já, obrigado!!
Mas se eu alterar o DNS meu site não vai sair do ar?
Se você trocar os seus DNS pelos do Cloudflare, o site continua online e a funcionar normalmente. É como se o cloudflare passasse a ser o servidor que hospeda o seu site.
Mas se eu alterar o DNS como a hospedagem vai se comunicar com o dominio?
Usando os DNS da sua hospedagem, o domínio fica ligado diretamente a hospedagem.
Usando os DNS do cloudflare, o domínio fica ligado ao cloudflare e o cloudflare liga-se a sua hospedagem. Ou seja, todo o tráfego passa pelo cloudflare antes de chegar a hospedagem do seu site.
Este site usa o cloudflare e como pode ver está funcionando bem 🙂
Olá Celso!
É normal nos primeiros dias o site ficar carregando infinitamente e muitas vezes não carregar o rodapé?
Testei no IE,FF e crome e aconteceu a mesma coisa.
Abraço!
Olá Rafael,
não é normal. Use o firebug (no Firefox) ou a ferramenta equivalente no Chrome para ver o que é que está a demorar tanto tempo.
Pode também alterar as configurações no cloudflare, na parte da "performance". A opção "rocket loader" está em beta e as vezes cria esses problemas 😉
Eu já usei o cloud e vejo dois problemas sérios nele, ou melhor, 3
1- ele muda a canonização do site caso tenhamos uma sem http://www., isto não é um problema enquanto estamos com o serviço, mas ao abandonar o mesmo é complicado voltar ao estado anterior (ok, é um problema pequeno no fim).
2- O cloud de fato deixa o site mais rápido para o visitante, mas...................para o google ele parece mais lento, o que pode influenciar no posicionamento. (problema médio)
3- excesso de falsos positivos e pedidos inapropriados de capchas, uma vez meu acesso (sou dono do site), foi dificultado em um computador recém formatado com sistema linux, sob a alegação de risco de vírus ou malware, o que era simplesmente impossível. recebi muitas reclamações de clientes que não conseguiam acessar o site sem dificuldades.
Enfim, ele pode ser legal, mas torna td mais burocrático e faz o usuário perder tempo em demasia na minha opinião.
depois que instalei, meu akismet não funciona, sumiu.... e agora voltou aquele monte de spam de antigamente.... não consigo acessar o FTP do site mais, não consigo instalar alguns plugins "como o akismet" não consigo voltar com meus dns da hostgator e tirar essa jaca, pois as tabelas foram removidas"segundo os tecnicos da hostgator" Enfim ... alguma dica ??/ agradeço 😀
O Cloudflare não faz os plugins "sumir" nem apaga "tabelas" de lado nenhum, o cloudflare não tem acesso a essas coisas 🙂
Para deixar de usar o serviço só tem que mudar os DNS para os da Hostgator e isso é feito na gestão do seu domínio 😉
Caro Celso,
Excelente artigo !!!
Tenho um portal especializado na área gastronômica que é um agregador, meu publico que me interessa trabalhar tem estatisticamente 70% brasileiro e 20 % de Portugal,tenho ainda um plano compartilhado com o hostgator, falando o que os outros colegas aqui já comentaram, é interessante para o meu portal instalar o cloudflare, sendo que o datacenter do hostgator é no USA ? Vai melhorar a velocidade? "Economizar" servidor, isso deve acontecer, ou não?
Minhas intenções com o cloudflare são melhorar velocidade ao publico, e poupar uso do servidor compartilhado.
Agradeço desde já,
Olá Rogerio,
acho que vale a pena usar porque além de poupar os recursos do servidor, protege o seu site contra ataques.
Para os visitantes de Portugal será bom porque o Cloudflare tem vários datacenters na Europa (França, Holanda, UK, Alemanha) e a abertura das páginas seria mais rápida. Para quem está no Brasil, o site continua a ser "servido" através dos datacenters nos EUA pois o Cloudflare ainda não tem nenhum datacenter aí perto (já estão a trabalhar nisso) mas mesmo assim acho que seria benéfico para todos se você usasse este serviço.
Espero ter ajudado.
Meu site estava ficando fora do ar por causa do número de visitas. Estava hospedado no plano comum da hostgator de R$ 30. Passei então a pagar R$ 238 por um servidor VPS que é como um dedicado.
A pergunta agora é se usando o cloudflare não seria necessário mudar de plano.
Muito obrigado!
Olá Fernando,
depende dos recursos que o seu site consome. Se ele tiver muitas visitas ou estiver mal optimizado pode ser mesmo necessário ter uma vps.
O melhor mesmo é você testar, ver se com o Cloudflare acabam os problemas.
Já estou com uma VPS.... dá pra usar o cloudflare?
Tem picos de audiencia em q o blog cai...
Valeu!
Sim, pode usar o Cloudflare na sua VPS. Crie uma conta e siga as instruções no site do cloudflare 😉
Valeu Celso!!
Abração cara!
Olá,
Parabéns pelo artigo.... Passei a utilizar o cloudflare em meu wordpres e estou gostando muito dos resultados. Só ainda não tive a oportunidade de testar no caso do servidor ficar off, mas em termos de carregamento e diminuição do tráfego já melhorou muito. Gostaria de saber se alguém que usa a versão gratuita já teve a oportunidade de testá-lo em momentos dos servidor ficar off line?
Eu já testei o cloudflare, mas quando fui ao meu ftp ( já com o cloudflare ativado), eu não consegui colocar as pastas/ficheiros no servidor. Sabe de dizer porquê?
Em vez de usar "ftp.seusite.com" ou "seusite.com" use "direct.seusite.com". Ou seja, adicione o texto ditect. ao endereço do seu site.
Esse "erro" acontece porque o seu site está protegido pelo cloudflare e ao tentar aceder ao servidor você vai parar aos servidores do cloudflare.
Espero ter ajudado.
Muito bom, isso me salvou achei que o servidor estava com problemas, mas realmente era só isso que precisava mudar no ftp.
Muito bom o serviço evitou que eu tivesse que assinar outro servidor.
Eu instalei o cloudflare no meu site ozonplus.com.br , mas estou com um problema, quando eu faço login a imagem dinâmica do usuário não aparece e fica aparecendo a imagem de usuário não logado. O que eu poderia fazer para resolver esse problema sem ter que apagar o cache?