Por mais segura que seja a nossa empresa de alojamento, não nos podemos esquecer que no caso de existir um problema podemos perder todos os dados. Por isso, é quase obrigatório fazer backups regulares ao seu alojamento.
Actualmente faço no mínimo um backup por semana. Esse backup fica num servidor nos estados unidos e também no meu computador. Assim, se acontecer alguma coisa com o meu computador tenho também o backup online, numa conta que não utilizo.
BACKUP DA CONTA DE ALOJAMENTO
Faço backups desta maneira todas as semanas e sempre que quero mudar de empresa. Basta fornecer este backup a nova empresa e o todos os sites, bases de dados, estatísticas, emails (...) ficam como na conta antiga.
1. Aceda ao cPanel;
2. Escolha a opção Backups;
3. Clique em Download ou Gerar um backup completo;
4. Em 'Destino do Backup' escolha a opção Diretório Home e clique em Gerar Backup. O backup estará pronto quando você receber uma mensagem no email que você inseriu.
5. Agora que já recebeu o email, vá novamente ao cPanel, escolha a opção Backups » Download ou Gerar um backup completo » Faça o download do ficheiro disponível para download.
BACKUP APENAS DO SEU SITE
Normalmente faço backups desta maneira quando apenas quero transferir ou quando vendo um site.
Fazemos o download da base de dados e também dos ficheiros. Na nova conta de alojamento, basta descompactar os ficheiros e colocar no alojamento e fazer o upload da base de dados.
Backup da Base de Dados
1. Faça o login no cPanel do seu alojamento (pode-se aceder por endereço.com/cpanel);
2. Clique em phpMyAdmin;
3. Escolha a Base de Dados;
4. Escolha a Opção Exportar (ou Export em inglês);
5. Clique em Selecciona Todas;
6. Mais no fim da página, escolha a opção envia, "Compressão gzip" e clique em Executa. Guarde o ficheiro no seu computador.
Backup dos Ficheiros
1. Faça o login no cPanel do seu alojamento (pode-se aceder por endereço.com/cpanel);
2. Escolha a opção Gerenciador de Ficheiros;
3. Navegue até ao directório onde está o seu site. No meu caso, o site está dentro da pasta public_html.
O seu pode estar dentro desta pasta ou dentro de uma pasta dentro desta. Ex.: /public_html/blog
Escolha a pasta, e no menu escolha a opção Compressão. No Pop-Up que apareceu, escolha a opção tar (foi a única que testei e não deu erro) e clique em Compress File.
4. Faça o download do ficheiro compactado e guarde-o.
DICAS FINAIS
- Faça backups do seu site pelo menos 1 vez por semana,
- Nunca forneça as passwords do seu alojamento ou wordpress a ninguém,
- Guarde os backups em locais seguros,
- Esteja numa empresa segura. Lembre-se que 'o barato sai caro'.
Espero que este artigo seja útil. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário!
Até Já 🙂
Acho que estou sendo passado para trás e não tenho mais acesso ao CPANEL, como faço para fazer um backup do meu site sem acesso ao mesmo apenas pelo WP, consigo alterar o DNS e tudo mais para outra hospedagem, porém se não fizer o backup do banco de dados perderei tudo do meu site que tenho em 2 anos. Qual solução eu tenho ? como faço um backup completo para não perder nada posts nem nada. Obrigado desde já
Pode tentar usar um plugin de backup. Existem vários: https://wordpress.org/plugins/search.php?type=term&q=backups
O UpdraftPlus é o mais conhecido: https://wordpress.org/plugins/updraftplus/
Olá, estou sem acesso ao meu cpanel como faço um backup do meu site sem acesso ao cpanel? (preciso migrar para outra hospedagem) mas não posso perder conteúdo de 2 anos de site
Olá Celso!
Muito obrigado por esse tutorial, acabei de criar meu site e estava muito preoculpado com esse negócio de perder tudo. Agora com esse tutorial ja fiz o meu backup e esta bem guardado.
Veleu Celso!
Deus lhe abençõe!
Obrigado pelo comentário! 😉
Ao lado tens o backup wizard muito mais simplificado é só clicar em backup completo... Que irá saltar todas essas etapas que estas a mencionar...
Obrigado pelo post!! Deu-me uma bela ajuda na transferência de um site de servidor! 🙂
Bom, post vai dar-me jeito
Como tenho apenas um blog estou usando o wpdb backup, ele me envia todo dia um backup do mysql pelo e-mail assim não fico preocupado com perda de posts. Celso depois você pode falar desse plugin no wpthemespt.
Mais um post muito interessante. Eu geralemte activo a opcção do Backup e custumo receber todas as semanas o Backup no meu e-mail
Boa! 😉
Seria bom completar este guia com um tutorial de restaração da BD depois de feito o backup,...
@ joliveira,
já tá apontado 🙂
Obrigado!
@ Maria,
eu já estive para utilizar o plugin, mas como tenho vários sites numa conta de alojamento, escolho a segunda opção e guardo tudo.
Para quem tem apenas um blog, o plugin é uma boa ideia 🙂
Obrigado por Comentar! 😉
Olá, Celso
Recentemente comecei a usar um plugin para fazer o backup do blog em WP mas é bom saber alternativas porque se vier a ter um site que não seja em WordPress não teria como o "gravar".