Depois de várias releases candidates (RC), a versão final do WordPress 3.3 foi lançada e já está disponível para download!

O WordPress 3.3 "Sonny" - em honra do saxofonista Sonny Stitt - foi lançado ontem, dia 12, trás vários melhoramentos e corrige alguns bugs que ainda existiam nas RC's. Esta versão é mais amiga do utilizador por trazer mais informação e melhor de trabalhar. Esta é a terceira atualização depois do WordPress 3.0 que teve até agora mais de 65 milhões de downloads.

Video de Apresentação

Novidades

O WordPress 3.3 "Sonny" não trás muitas alterações para os utilizadores "comuns", mas é uma versão mais madura e atual do que a versão 3.2. Os developers é que podem ficar contentes pois existem várias novidades para quem entende do assunto.

Upload de Conteúdo

Nesta nova versão, o sistema de upload foi remodelado e está muito mais moderno e fácil de usar. Uma das principais novidades é a possibilidade de arrastar e largar o conteúdo em cima do browser e o upload começa imediatamente. Assim como na versão anterior, existe a possibilidade de fazer o upload através do uploader simples que é útil quando temos uma ligação lenta ou um browser antigo.

Com estas alterações passou a existir apenas um icon para upload geral, quando anteriormente existia um icon para upload de imagens e outro para upload de vídeos ou outros conteúdos.

Upload no WordPress 3.3

Upload no WordPress 3.3

Página de Introdução

O WordPress 3.3 preocupa-se mais com os utilizadores e vem com mais informação e instruções para os menos experientes, o que torna o WordPress um CMS ainda mais simples e fácil de usar. Depois de actualizar o WordPress, o utilizador é redireccionado para uma página de apresentação das novidades da nova versão. Não sabemos como está a tradução em português do Brasil, mas a versão que usamos com o português de Portugal tem totalmente traduzida, por isso não será um problema para quem não entende bem o inglês.

Além desta página de introdução, temos um "guia" que nos mostra a função de cada menu ou opção. A informação é mostrada através de um pequeno popup que não incomoda o utilizador e pode ser fechada com um simples clique.

Página de Introdução do WordPress 3.3

Página de Introdução do WordPress 3.3

Informações das Novidades no WordPress 3.3

Informações das Novidades no WordPress 3.3

Ajuda no WordPress 3.3

Menu Ajuda no WordPress 3.3

Mais Opções na Barra/Menu do Topo

Nas versões anteriores a barra que aparece no topo do painel de gestão (e no blog, caso o responsável queira) tinha ficado intacta e sem alterações, mas nesta versão sofreu pequenas alterações no design e está muito mais completa. Neste temos os links para as áreas mais usadas, informação sobre os comentários, informações sobre updates, links de alguns plugins e podemos adicionar os nossos links personalizados. Foram sem dúvida boas alterações.

Barra do Topo do WordPress 3.3

A Nova Barra do WordPress 3.3

Menu Renovado

O menu lateral também foi alvo da atenção da equipa que desenvolve o WordPress e alteraram a forma como funciona. Até agora sempre que um menu tinha links ele "abria" e só "fechava" quando nós clica-se-mos em cima do menu principal.

A partir de agora todos os menus são fechados sempre que mudamos de página, mas no caso de um menu ter vários links, basta passar o rato (mouse) por cima do menu e os links aparecem do lado direito. Esta alteração vai acabar com a desorganização do menu quando haviam muitos menus abertos.

Menu no WordPress 3.3

Menu no WordPress 3.3

Outras Novidades

Além das que destacamos em cima, existem novidades nas seguintes funcionalidades:

  • Alerta quando um post está a ser editado por outra pessoa:  Quando um blog tem vários responsáveis há sempre o "perigo" de você estar a alterar um post ao mesmo tempo que outra pessoa. Agora o WordPress vai alerta-lo instantaneamente através de uma mensagem que aparece na página de edição dos posts.
  • Melhorias nos widgets: As vezes ao mudar de tema alguns Widgets eram perdidos e era preciso perder tempo a reconfigurar tudo de novo. Na versão 3.3 os widgets serão mantidos num espaço para widgets inativos.
  • Links permanentes: Mais opções para configurar facilmente os links do seu site.
  • Nova API: Com uma nova API para trabalhar com o painel de gestão do wordpress, será possível adicionar mais informação e funcionalidades a dashboard. Uma boa notícia para os criadores de plugins para WordPress.
  • Design: Além das mudanças visuais, o painel de gestão adapta-se mais facilmente a ecrãs mais pequenos e é "movido" a HTML 5.

Estas e as restantes novidades podem ser vistas nesta página.

Download/Atualizar para o WordPress 3.3

Assim como nas versões anteriores, a atualização pode ser feita de forma automática, mas se preferir fazer uma atualização manual pode fazer o download da última versão através dos seguintes links:

Boas atualizações! 🙂