Como criar templates wordpress é uma das perguntas mais comuns que recebemos. Muitas pessoas percebem de html e css, mas quando chega a hora de fazer alterações ou de criar um tema não sabem como fazer, por isso decidimos criar uma série de artigos que vos vai ensinar a criar wordpress themes de raiz. Vamos dar a informação mais importante e explicar como tudo deve de ser feito.
Se esta informação interessa-lhe, pode receber todos os artigos no seu email através da newsletter gratuita. Se ainda não subscreveu, faça-o agora!
[subscribeform]
Série Sobre Criar um Template WordPress
Nesta série de artigos sobre a construção de um wordpress theme vamos tentar falar na informação mais importante, usando sempre uma linguagem simples para que todos possam entender.
Vamos seguir a seguinte ordem:
- Introdução aos WordPress Themes
- style.css e header.php
- index.php, archive.php
- single.php, page.php, 404.php
- comments.php
- sidebar.php e footer.php
- Melhorar a aparencia do tema (css)
- Funcionalidades Extras: Thumbails
- Funcionalidades Extras: Menus Personalizados
Ferramentas e Conhecimentos Necessários
Para poder seguir este tutorial e conseguir criar o seu tema, deve de:
- Ter um browser (de preferência o Firefox com o addon firebug instalado
- Conta de hospedagem online ou servidor local (Wamp (Windows), MAMP (Mac) e LAMP (Linux).
- Editor de texto à sua preferência. (Recomendamos o NotePad++ para Windows, TextWrangler para Mac e o Bluefish para Linux
- Última versão do WordPress - faça o download em wordpress.org
- Saber trabalhar com o WordPress
- Conhecimento em HTML e CSS - Se perceber PHP, melhor ainda
A Estrutura do WordPress
O WordPress é um gestor de conteúdo que no inicio pode fazer alguma confusão as muitas pastas e ficheiros que tem, mas você só tem que se preocupar com 2 coisas: o ficheiro wp-config.php e a pasta wp-content.
O ficheiro wp-config.php contém toda a informação necessária para o WordPress se ligar a base de dados (banco de dados) e funcionar normalmente. Já a pasta wp-content é onde ficam os temas e os plugins.
Como neste tutorial vamos aprender a fazer temas, é importante que você saiba onde ele tem que ser colocado para poder ser usado no seu site. Como dissemos anteriormente, os temas e os plugins ficam dentro da pasta wp-content. Dentro desta pasta existem outras duas chamadas de "plugins" e themes. Nós vamos trabalhar dentro da pasta "themes" (wp-content/themes).
Depois do tema estar pronto, você tem transferir a pasta do tema para dentro desta pasta "themes". Só assim você vai conseguir ativa-lo e usar-lo online.
A Estrutura de um Tema
Antes de começar a criar um template é preciso saber como ele funciona. Um tema para wordpress é basicamente uma página normal feita em HTML, mas dividida em partes. A parte que diz respeito ao cabeçalho fica num ficheiro, a parte do código que diz respeito ao conteúdo fica noutro e assim por diante.
As partes/ficheiros básicos e essenciais de um tema são os seguintes:
- header.php: local onde fica o código do cabeçalho
- sidebar.php: local onde fica o código da lateral
- footer.php: local onde fica o código do rodapé
- index.php: código que mostra os artigos na página inicial
- single.php: código que mostra o artigo na sua própria página
- page.php: código que mostra o conteúdo de uma página estática
- archive.php: igual ao index.php, o código nesta parte vai mostrar os artigos que estão no arquivo, nas categorias, tags, etc
- functions.php: local onde ficam algumas funções que adicionam mais capacidades aos temas
- 404.php: igual ao index.php, em vez de mostrar um artigo deverá de mostrar um texto a avisar que o conteúdo não foi encontrado
- style.css: ficheiro onde fica o stylesheet do tema
O que devo colocar em cada um destes ficheiros:
Já explicamos em cima o que deve de colocar em cada parte, mas para que não restem dúvidas criamos uma página normal em HTML e vamos ensinar a separar cada parte.
É importante que antes de começar criar o seu wordpress theme, já tenha as páginas feitas em HTML. Depois só precisa de dividir essas páginas pelos vários ficheiros do tema e usar php para que funcione bem.
Este código é de uma simples página HTML.
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/" xmlns:fb="http://www.facebook.com/2008/fbml"> <head> <title>Página de HTML</title> <link rel="stylesheet" href="style.css" type="text/css" /> </head> <body> <div id="corpo"> <div id="header"> <h1>Titulo do Site</h1> <h2>Descrição do site</h2> <ul id="nav"> <li><a href="#">Página 1</a></li> <li><a href="#">Página 2</a></li> <li><a href="#">Página 3</a></li> <li><a href="#">Página 4</a></li> </ul> </div> <div id="conteudo"> <div id="artigos"> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 1</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 2</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> </div> <div id="sidebar"> <ul class="widget"> <h3>Widget</h3> <li><a href="#">Página 1</a></li> <li><a href="#">Página 2</a></li> <li><a href="#">Página 3</a></li> <li><a href="#">Página 4</a></li> </ul> <ul class="widget"> <h3>Widget</h3> <li><a href="#">Categoria 1</a></li> <li><a href="#">Categoria 2</a></li> <li><a href="#">Categoria 3</a></li> <li><a href="#">Categoria 4</a></li> </ul> </div> </div> <div id="footer"> <p>© 2012 - Todos os Direitos Reservados</p> </div> </div> </body> </html>
Separando a página HTML em partes
Vamos começar de cima para baixo, ou seja, no header.php (cabeçalho). Comece por criar um novo ficheiro no seu bloco de notas, copiar o código deste o inicio até ao fim da div "header" e colar no bloco de notas. Depois grave com o nome header.php
<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml11/DTD/xhtml11.dtd"> <html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml" xml:lang="en" xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/" xmlns:fb="http://www.facebook.com/2008/fbml"> <head> <title>Página de HTML</title> <link rel="stylesheet" href="style.css" type="text/css" /> </head> <body> <div id="corpo"> <div id="header"> <h1>Titulo do Site</h1> <h2>Descrição do site</h2> <ul id="nav"> <li><a href="#">Página 1</a></li> <li><a href="#">Página 2</a></li> <li><a href="#">Página 3</a></li> <li><a href="#">Página 4</a></li> </ul> </div>
Depois do cabeçalho, passamos a div onde o conteúdo (artigos e sidebar) é mostrado. Então nos ficheiros index.php, single.php, page.php, archive.php e search.php, colamos toda a div "conteudo" com excepção da parte da sidebar. O código é este:
<div id="conteudo"> <div id="artigos"> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 1</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 2</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> </div> <!--o código da sidebar ficava aqui--> </div>
Não colocamos o código da sidebar no passo anterior, porque esse código deve de ficar no sidebar.php, um ficheiro que contém todo o conteúdo da sidebar.
<div id="sidebar"> <ul class="paginas"> <li><a href="#">Página 1</a></li> <li><a href="#">Página 2</a></li> <li><a href="#">Página 3</a></li> <li><a href="#">Página 4</a></li> </ul> <ul class="categorias"> <li><a href="#">Categoria 1</a></li> <li><a href="#">Categoria 2</a></li> <li><a href="#">Categoria 3</a></li> <li><a href="#">Categoria 4</a></li> </ul> </div>
Neste momento toda a parte do conteúdo também está pronta. Vamos passar ao que falta, ou seja, ao rodapé do tema. Vamos usar para isso o footer.php, o ficheiro onde deve de ficar a nossa div "footer" e o código restante.
<div id="footer"> <p>© 2012 - Todos os Direitos Reservados</p> </div> </div> </body> </html>
Agora toda a página HTML que tínhamos no inicio está dividida em partes.
Como "chamar" outras partes dos temas
O próximo passo é adicionar algumas tags para que o wordpress, quando usar o tema, possa "juntar" todas as partes e mostrar todas as partes do tema.
Para fazer isto, vamos usar 3 tags que servem para ir chamar/incluir outras partes do tema. Numa página como o index.php, precisamos de "chamar" o cabeçalho (header.php), lateral (sidebar.php) e o rodapé (footer.php):
<?php get_header(); ?> <?php get_sidebar(); ?> <?php get_footer(); ?>
Cada uma destas tags devem de ser colocadas no lugar onde o código das outras páginas deve de ser incluído. Por exemplo, no index.php precisamos de incluir o header.php logo no inicio, o sidebar.php no lugar onde antes estava o código da sidebar e no fim da página, temos que incluir o footer.php.
Então os ficheiros index.php, single.php, page.php, archive.php e search.php ficam assim:
<?php get_header(); ?> <div id="conteudo"> <div id="artigos"> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 1</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> <div class="artigo"> <h2>Titulo do artigo 2</h2> <p>Postado por administrador em 16/01/2012</p> <p>Conteudo do artigo</p> </div> </div> <?php get_sidebar(); ?> </div> <?php get_footer(); ?>
Como pode ver, as tags foram adicionas em 3 lugares diferentes, a primeira chama o header, a segunda chama a sidebar e a terceira chama o footer.
Estes são os primeiro passos para a criação de um tema. Depois temos que adicionar várias tags, criar o loop que vai fazer com que os artigos e páginas sejam mostradas e também criar um stylesheet para que o tema fique apresentável nos navegadores de internet. Tudo isto será falado nos próximos artigos.
Download dos ficheiros do tutorial
Conclusão
Neste primeiro artigo demos os primeiros passos na criação de um template para wordpress. Começamos por saber onde é que os temas estão, como são organizados, quantos ficheiros tem um tema, aprendemos a separar uma página HTML pelos vários ficheiros do tema e também introduzimos pela primeira vez PHP nas páginas para "chamar" outras partes do tema. O mais básico está feito.
No próximo artigo vamos falar no stylesheet e também no header.php por isso fique atento! Se ainda não acompanha o wptotal, recomendamos que passe pela página de subscrição para saber como nos pode seguir 🙂
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. 😉
- Como criar um Template WordPress - Introdução
- Como criar um Template WordPress - Style.css e Header.php
- Como criar um Template WordPress - Index.php e Archive.php
- Como criar um Template WordPress - Single.php, Page.php e 404.php
- Como criar um Template WordPress - Comments.php
- Como criar um Template WordPress - Sidebar.php, Functions.php e Footer.php
Ótimo artigo/tutorial estou estudando tudo que tem aqui. Dicas muito valiosa.
2020
gostaria de receber o resto
Eu acho que você é mais uma pessoa com iniciativa maravilhosa. Que você tenha sempre boa sorte em toda sua vida. obrigado
Ola, Está gerando um erro nas funcoes do php... acusando que não foram implementadas
19 de fevereiro de 2019 e tudo ainda funcionando <3
*** O 1º de 2019 *** rsrsrs
Obrigado pelo artigo.
Esta me ajudando muito, mesmo tendo já 7 anos.
Att.
Adriano
Este artigo será sempre atual! O WPTOTAL é a minha maior referência. Um trabalho excepcional! Obrigado por compartilhar!
Excelente explicação, gostei muito! vc é muito top! professor! obrigado!
parabéns pelo artigo me está me ajudando e muito
Ola, estou usando MAMP e não acha nenhuma das pastas ou arquivos citados
Olá Sara,
Tenho uma dúvida. Essa criação de themes serve para desenvolver um site single-page?
Outra dúvida é, qual melhor plugin para video header(aquele que fica no topo pegando 100% da tela e height limitado para ficar um retangulo) e gostaria de saber um bom plugin de efeito parallax vertical .. estou querendo aprender fazer sites usando o wordpress.. me falaram que era fácil.. rsrs PS: eu tenho bons conhecimentos em php, js e css, mas nunca desenvolvi com wordpress.
Por isso gostaria de dicas..
Abraços
olá amigo, faltou a Search.php, como deve ser programada?
Olá Edson,
O search.php não é obrigatório, quando o WordPress não encontra esse ficheiro ele vai usar o archive.php ou o index.php. No entanto, se você quiser ter um template dedicado para os resultados das pesquisas, é só criar um ficheiro com o nome search.php e usar o mesmo código que usa no archive.php com as alterações que achar necessárias (ex: aparência dos resultados, informações úteis, etc).
Espero ter ajudado.
Olá.... a algum tempo tenho criados temas para WordPress, porem, tenho um problema com a paginação!
É que na pagina inicial, onde fica os posts, eu determinei que deveriam apenas mostra 10 posts, e até ai tudo bem... o problema é que eu esperava que aparecessem os links para pasta subsequentes, como aparece na sua pagina inicial bem a baixo dos posts... você pode me ajuda com isso?
Desde já muito obrigada!
Voce poderia criar um tutorial de como criar um template no wordpress usando o adobe muse. Gosto muito desse programa mas quando e para criar um template para o wordpress eu ainda tenho algumas duvidas.
Sara, tudo bem?
Gostaria de tirar uma dúvida, o wp lançou uma nova versão baseada no bootstrat se não me engano (desculpe se eu estiver errado) o WordPress ficou responsivo e mais dinâmico então fui tentar criar um tema para da mesma forma que desenvolvia antigamente e não consegui.
e alguns temas que criei ficaram com bug principalmente nas imagens minha pergunta é tem alguma forma diferente de desenvolvimento para nova versão do WordPress? Obrigado.
Cara curti demais o teuvtutorial
Explica muuuito! Parabéns!
excelente passo a passo!
obrigado por compartilhar!
Me ajudou muito esse post no inicio quando comecei a desenvolver em wordpress, Parabens!
Amigo você sabe se é possivel colocar cabeçalho em temas que não permitem. comprei um tema porem so consigo escrever o nome no cabeçalho.
Muito bom este passo a passo, parabens pelo compartilhamento da informação
Oi Gente.
Muito bom o tutorial, mas quando eu instalo o tema ele perde o suporte para as imagens destacadas.
Não é que o site não carregeue. É no admin, a opção de escolher uma imagem destacada simplesmente não aparece.
Eu troco o tema, escolho imagens destacadas para os posts e as paginas e salvo. Elas aparecem no site. Mas quando coloco este tema de vcs o "box" escolher imagem destacada nao aparece no admin.
O que pode estar acontecendo?
Obrigado.
Coloquei isso no arquivo functions e resolveu
add_theme_support('post-thumbnails');
Gurizada, parabens por esse tutorial.
Baita mão na roda!
ola gente, e muito prazeroso estar diante de pessoas igual a vcx, falo de África-Moçambique, esto com grande problema mandarão criar um site, eu só apenas um desenhador gráfico, e pouco intendo de WEB site. Mas tenho que provar alguém para obter emprego que tanto preiso....por favor me ajudem com soluções pratica sem muitas complicações pra já.....
legal ein cara
bacana né, eu tb curti
tu tb curtiu? eu tb cara
Que legal, me add no skype ou face
corneliocjw
ou procura no face
"Cornélio José Wiedmann"
Abraço a todos
HEUSHEUSHEAUHSAEUAHSEUAHESUAHEAESAUEHSUHEAUHASUHEAEUHASEA
mãe, tow no print
add ai seu 0x0
com esse nome tu deve fazer sucesso na pista
rsrsrsrsrsrs
brinks
ta afim de hackiar o site da naza??
abriu a mente 🙂 Obrigado!
Tudo que não sabemos fazer, parece ser um monstro terrível e assustador,
ao entendermos como funciona, descobrimos que trata-se de uma verdadeira 'mão na roda' hehehe, bora estudar mais e acompanhar a WP Total (y)
Parabéns!!
Estou "tentando" criar o meu próprio site, e graças a vocês estou entendendo muito mais o wordpress... 🙂
Cara Parabéns pelo artigo ja estou ancioso para ver os proximos artigos.
Todos os artigos já foram publicados: https://www.wptotal.com/como-criar-um-wordpress-theme/
Deu esse erro
( ! ) Fatal error: Call to undefined function get_header() in C:wampwwwnewthemeindex.php on line 1
Call Stack
#TimeMemoryFunctionLocation
10.0012364608{main}( )..index.php:0
sem palavras cara, me ajudou e muuuito!
Imagens do Site Quebradas
Foi um pequeno problema que aconteceu ao mover o site para uma nova hospedagem. Já está resolvido, obrigado pelo alerta!
Opa! Cai de paraquedas neste tutorial e foi definitivamente esclarecedor, obrigado pelo post, já assinei a newsletter.
Muito bom,estou começando a entender,agora é continuar com as outras partes do tutorial,deveria ter uma vídeo aula ai de vocês,vocês explicam muito bem.!
alguém tá afim de fazer um template pra mim eu pago maiconarte@gmail.com
Parabéns pelo post! Bem explicado e dando uma base para desenvolver temas! 😀
Bom marinheira de primeira viagem, sem nenhum conhecimento de como criar um site, mas com uma grande necessidade de faze-lo, então comprei um tal de themeforest-2985347-yamidoo-magazine-wordpress-theme e agora não sei o que fazer com isso, há alguma possibilidade de sucesso, começando assim? Agradeço antecipadamente a atenção que vier a ser dada.
cara muito legal seu tutorial. tem como me da uma luz pra finalizar o busca.php??
brazzz
Bom tutorial,gostei.
Seu artigo me fez trocar de carro em 3 meses muito obrigado!!!!! hahahahah
como assim? rsrs
acho q ficou bem de vida financeira...kkk...
achei esse tutorial agora e me auxiliou muito. parabéns pelo trabalho. abraço
Só tenho agradece mesmo a Deus e a você Celso Que Deus continue abençoando você. abraço do seu amigo Hatus
para desenvolver sites, exportados do photoshop ou Fireworks devo criar toda essa estrururação qual a melhor dica para montar um lay-out clean para wpress. o que eu posso fazer e que devo nao fazer.
Meus parabéns por esse post e por toda a série de textos sobre como criar templates WordPress! Graçasa vocês estou começando com sucesso minha carreira como programador e webdesigner freelancer, já que eu estava precisando muito aprender a criar templates do zero e não conseguia encontrar um bom material. Muito obrigado!
Tenho uma dúvida sobre a criação do arquivo search.php: ele deve mesmo ser criado exatamente igual ao index.php? Não há algum comando de PHP próprio pra ele que precise ser adicionado e assim ele mostrar os resultados de pesquisa? Não entendi muito bem como criá-lo e não encontrei esse arquivo no template de exemplo que vocês deram.
Olá Giancarlo,
obrigado pelo comentário.
O search.php não precisa de nenhum código especial, se usar o do index.php funciona na mesma. De referir que o tema funciona bem mesmo até sem esse ficheiro (nesta série de tutoriais usamos apenas um ficheiro para a pesquisa, categorias, tags, etc - archive.php).
Espero ter esclarecido a sua dúvida.
Olá Leandro,
leia as restantes partes desta série para perceber como tudo funciona.
Fantástico esse tutorial. Impossível não aprender.
Aliás o blog todo é maravilhoso.
Obrigado por compartilhar!
Olá João,
obrigado pelo comentário e elogio 🙂
Parabéns, estou procurando este tutorial a semanas... e este está muito bem explicado!
Olá Abner,
Obrigado pelo comentário, espero que o tutorial seja útil! 🙂
Parabéns pelo Post
=D
excelente!!!! será minha receita de bolo..
abraços
saberia dizer qual é o color scheme do app da imagem de abertura do post??
Gostaria de saber qual é o template que você usa aqui no wptotal.
Boa tarde Celso, estou estou criando um site só que estou com umas duvidas, toda vez que crio uma pagina a sidebar é inclusa junta com essa nova pagina, gostaria de sabe como faço para criar apenas a pagina sem a sidebar, também estou a procura de um plugin de video para criar uma galeria de video, qual me aconselha ?
site:
Excelente! É bom ter na Internet um blog aprimorado como este.
Oi Pessoal!
O Artigo ficou tão bom que eu fiz um mapa mental baseado no texto (para aulas e para consultas)
Quem quiser dar uma olhadinha o link é:
https://www.mindmeister.com/141656551/wordpress
Valeu!
Bom trabalho, obrigado! 🙂
Bom dia Celso, tutorial muito bem explicado, o seu é o melhor em português, apesar que existem outros também em português só que não é bem explicado que nem o seu.
Está de Parabéns
Olá Thiago,
é bom ver comentários como o seu, dão força para continuar 🙂 Obrigado!
Passando só pra parabenizar e dizer que a organização do tutorial está excelente. Procuro um tutorial de criação de template pra wordpress a muuuuito tempo.
Eu estava só vendo as atualizações do blog via email, mas agora vou visitar diariamente pra ver as novidades, estou arrependido, rs.
Ansioso para as novas partes do tutorial.
Abraços.
Obrigado Lucas!
Excelente Tutorial!
Mas você poderia fazer um tutorial que mostra-se os métodos wordpress mais usados nos themes.
Uma referencia de métodos entende?
Parabéns Pelo Tutorial.
Até
Olá Edwin,
a ideia nesta série de artigos é começar pelo básico, depois vamos fazer alguns artigos extra para tornar o template mais completo 😉
Obrigado pelo comentário e sugestão!
Caros Sara e Celso,
Simplesmente muito obrigado por publicar este pequeno artigo/tutorial. Por favor, não parem de escrever coisas interessantes como esta nunca.
Forte abraço a todos!
Olá Alexandre,
obrigado pelo comentário e pelos elogios. Vamos tentar continuar a fazer este tipo de artigos e se possível com ainda mais qualidade! 🙂
Mal posso esperar pelo segundo capitulo.
Parabens.
Olá Gabriel,
obrigado pelo seu comentário!
Dos tutoriais que consultei na web, esse foi o que melhor me atendeu.
Parabéns
Olá, muito obrigado pelo comentário!
Uma das melhores explicações que já vi sobre o tema. Estou acostumado a ver videos sobre o assunto, mas esse tutorial vale a pena ler.
Olá Sidney,
obrigado pelo comentário. 🙂
Parabéns pelo tutorial, vou seguir com atensão os artigos que se senguem.
Bom trabalho,
Filipe Covas
Parabens pelo artigo, um dos melhores que encontrei até agora... Continue assim, o site esta de parabens!
Obrigado pelo comentário Rodrigo 🙂
Primeiramente parabéns pelo artigo.
Mas como puder perceber haverá outras partes, elas iram demora muito para
serem publicadas?
Estou tão curioso, espero que saiam já hoje eheh 😀
Muito bom o artigo, existe muito na internet, mas essa série vai ser muito boa e útil para quem usa o WP e deseja se aprofundar, qual a possibilidade de ter também VA dos pos ate mais!
Olá Celso mais uma vez. Poderá indicar-me como fazer "Estatísticas" como tem no footer do seu blog. Cumprimentos.
Uso este plugin: http://www.kreci.net/code/wordpress/subscribers-text-counter-widget/
Pessoal quem quer aprender sobre custom post types diriga-se a escolawp.com, muito bom. tem uma optima serie pleo nossoa migo vitor carvalho.
Tens aí o link: http://www.escolawp.com/2011/11/guia-definitivo-para-criar-custom-post-types-parte-1/ e tb tens um ótimo plugin que ter permite fazer isso que é o Custom Post Type UI, realmente bom e abordado em vários blogs.
Cumprimentos e espero ter ajudado. Mas Celso continuamos na mesma á espera do artigo eheh 😀 só dei uma sugestão, porque o Vitor e o Paulo Fastino fazem uma boa equipa e tem um blog muito bom.
Parabéns, suas dicas e tutorias sobre wordpress sãos umas das melhores na web!
Vou compartilhar!
Olá José,
obrigado pelo seu comentário e pelos elogios 🙂
Celso
Muito bom mesmo, bem explicado , melhor que o anteriar publicado aqui mesmo . Parabens
Obrigado pelo comentário 😉
Finalmente!! 🙂
Espero que chegues a ensinar a criar Custom Post Types, o grande sucesso agora do WordPress. Vai fazer-me muito geito 🙂
Fazia falta uma pessoa que precebe-se mesmo de html, css, php no wptotal, um grande site wordpress cada vez mais completo 🙂
Olá D. Leal,
obrigado pelo comentário.
Vamos falar nisso mas num artigo separado, esta série é para ensinar a criar temas simples e depois os outros tutoriais então vão ensinar a criar um tema 5 estrelas 🙂
Muito bom mesmo, vi vários mas eram enormes, este sendo como um curso será muito melhor, vou acompanhar e criar um tema, no aguardo dos próximos. Obrigado
Olá Charles,
obrigado pelo comentário 🙂
Olá Celso, e o próximo tem previsão? Parte 02
Anda aí pessoal a copiar os teus posts. Tipo o Ensinar Dinheiro.
Boa sorte para ti!
Olá "Anónimo",
obrigado pelo comentário e pelo alerta. Infelizmente isso tem acontecido, mas também são sites que duram poucos meses online... 🙂 o melhor é continuar a trabalhar e não se preocupar com isso 🙂
Abraço
Realmente muito bom, continue, pois estaremos a espera !
Olá Alex,
obrigado pelo comentário e também pelo elogio sobre o post 🙂
Este artigo está fixe!Ficou muito bem explicado e melhor que os outros que encontramos ai na internet.
Abraço!
Concordo com vc ...
Olá João,
obrigado pelo comentário, espero não desapontar 🙂
Simplesmente sensacional, era esta série de artigos de como criar um tema para wordpress que faltava no blog. Muitos comprimentos e parabéns pelo artigo.
Obrigado pelo comentário 🙂