Provavelmente você já passou por fases menos produtivas e sabe o quanto é difÃcil querer trabalhar mas não conseguir criar nada de jeito. Há ideias, mas as palavras não saem...
Eu também já passei por isso e consegui sair dessa má fase... não é fácil mas também não é impossÃvel pelo que juntei 8 dicas que funcionaram comigo e que talvez funcione consigo.
O que e que falta no seu site?
Você já falou sobre tudo o que havia para falar ? Para ter ideias sobre aquilo que pode escrever, visite os sites dos seus principais concorrentes e veja os assuntos que ainda não falou no seu site. Nunca faça cópias: leia, resuma, faça alguma pesquisa e depois faça um post melhor e mais completo que a concorrência.
Escreva sobre aquilo que gosta!
Se pretende fazer um bom trabalho, escreva sobre aquilo que gosta e que percebe. Dificilmente conseguirá criar um site de qualidade se não estiver a trabalhar com vontade.
Mantenha-se actualizado!
Arranje um espaço na sua agenda para ler as noticias. Certamente que depois de passar por sites de notÃcias lhe vão surgir novas ideias para posts ou para projectos.
Como? É simples, imagine que a Apple vai lançar o iPhone 4G. Porque não criar um site sobre esta novidade? É uma coisa que, quando bem elaborada, podem valer algumas centenas ou milhares de euros!
Ouça música!
Esta já é uma dica que algumas pessoas podem não gostar de fazer, mas mesmo assim vale a pena referir. Que tipo de música você gosta e que lhe fazem relaxar ? Uma musica de fundo, não muito alta, podem ajuda-lo a concentrar-se e a ser produtivo!
Saia do seu local de trabalho habitual!
Existem pessoas que não conseguem trabalhar sempre no mesmo espaço e eu sou uma delas. Posso ter um dia muito produtivo a trabalhar no sofá, mas no outro dia nesse mesmo local posso não produzir nada.
Para 'combater' esta situação, saio frequentemente do local onde costumo estar a trabalhar. Considere sair, ir até a um café ou até a um parque ou se preferir ficar em casa, vá até a varanda, etc. O que interessa é estar durante algum tempo fora do local habitual.
Questione os seus leitores!
Considere criar votações, fazer perguntas no fim dos posts ou criar um espaço onde as pessoas possam fazer questões. Desta forma você saberá os interesses e dúvidas dos seus visitantes, podendo assim criar conteúdo de interesse para os leitores do seu site.
Defina objectivos alcançáveis!
Um dos vários erros que cometi quando me iniciei no mundo do blogging foi pedir muito dos meus projectos. Fui várias vezes a baixo e cheguei mesmo a pensar em desistir porque as coisas não corriam como pretendia. Como é óbvio, a qualidade do conteúdo estava a diminuir por estar a trabalhar sob-pressão.
A solução que encontrei para sair da situação foi baixar os meus objectivos. Se tinha 100 visitas por dia e queria ter 1000, passei a trabalhar para ter 300. Quando chegou as 300 continuei a trabalhar para chegar as 500 visitas por dia e assim por diante.
Pedir algo exageradamente alto pode ser prejudicial para si principalmente se for difÃcil de cumprir esse objectivo. Por isso dê um passo de cada vez. Vai ver que não se vai arrepender!
Faça umas férias!
Se nenhuma das dicas anteriores funcionar consigo, considere fazer uma pausa no seu trabalho e fazer algo diferente. Quem sabe se você não precisa de um descanso para depois voltar em força ?
Espero que estas dicas lhe sejam úteis! Aprovei-te para partilhar connosco os seus 'rituais' para buscar inspiração!
Até Breve!
No meu caso e procurei este site porque a minha vida é tocar e cantar, e ás vezes procuro inspiração para compor letras e não a encontro.
Só tenho inspiração quando estou apaixonado, ou quando tenho coisas para dizer a uma pessoa
e não consigo dizer pessoalmente, só consigo exprimir-me numa musica.
Obrigado pelo comentário David 🙂
Em alturas de bloqueio nada como aproveitar para fazer tarefas mais mecânicas e menos criativas, quando menos esperar-mos estamos a viajar e a encontrar o poço das ideias que nos estavam a faltar algures escondidas.
🙂
É verdade, as vezes não temos ideias mas quando menos espera-mos temos várias ideias ao mesmo tempo 😀
Obrigado pelo comentário 😉
Olá, todos nós que escrevemos para Blogs passamos realmente por dias como estes. rsrs
Valeu a dica.
Dei uma olhadinha nos outros artigos do seu Blog e achei muito bom.
Também mantenho um Blog na plataforma wp.org e assinei o seu Feed RSS para acompanhar as postagens.
Todas as dicas sobre o wp serão muito bem vindas.
Parabéns pelo trabalho.Abraços
Olá Fernando,
obrigado pelo seu comentário!
Muito boas dicas!! Chegas-te a estas conclusões sozinho? É que são grandes observações, parabéns! Olha eu não sei se escrevo bem ou mal, erros gramaticais e ortográficos dou eu :p agora se se aproveita alguma coisa não sei, mas gosto de escrever, e escrevo só mesmo o que gosto, já recebi uma proposta para transformar o RV num site de noticias e eu não aceitei apesar de ter o apoio dessa pessoa, porque não ia ser a mesma coisa, não foi para isso que criei o RV. (2 regra do teu post)
Continuações! Vou passando!
Olá D.Leal,
este post resulta de alguns bookmarks que tinha e da minha (pouca) experiência. A verdade é que faço quase tudo daquilo que escrevi em cima 🙂
Obrigado pelo comentário!
Bom post Celso!!
Infelizmente, também tenho essa necessidade. Tenho de mudar constantemente de local de trabalho para me sentir concentrado. Mas não será por isso que também gostamos de trabalhar com a internet? Assim podemos trabalhar em qualquer local, em qualquer país e ter grande mobilidade. No fundo, gosto de trabalhar online por isso mesmo.
Continua!
Obrigado pelo comentário Vasco. Só vejo três 'problemas' em trabalhar na internet:
- Normalmente trabalha-se sozinho,
- Muita gente ainda pensa que por passar o dia a frente do pc tem um trabalho muuuiito bom,
- Dá muito trabalho (e eu que sou malandro hehehe).
😉
Já com o tema na cabeça, pego um livro ou um conto na net, incorporo um ao outro, criando algo no meu estilo. Como as bases são diferentes, os resultados nunca são os mesmos, mesmo que o assunto seja exatamente igual.
Também é uma boa ideia. Ler vários artigos sobre o mesmo assunto permite criar um unico post com a melhor informação de todos os posts lidos!
Obrigado pelo comentário!