Fui contactado por um leitor do blogue que tinha um problema com um tema. Depois de analisar o problema percebi que o problema estava nas permissões dos ficheiros. Como outras pessoas podem vir a ter o mesmo problema decidi fazer este pequeno tutorial 🙂

O QUE SÃO AS PERMISSÕES DE UM FICHEIRO?
Não sei como funciona nos servidores com o Windows, mas em servidores com o Linux, as permissões servem para definir direitos de acesso a um certo ficheiro/pasta. Muitos hackers aproveitam-se destas falhas para poderem injectar código malicioso nos nossos sites e muitas das vezes nem nos apercebemos disso. Estes problemas acontecem principalmente quando as permissões do ficheiro está a "777" (ler, modificar, executar, etc...) onde o atacante pode fazer tudo o que quiser.

Apesar de ser perigoso a utilização das permissões "777", alguns temas para wordpress obrigam a utilização deste valor em algumas pastas. Em alguns temas, principalmente os que têm thumbnais automáticos, é necessário colocar a pasta "cache" com o valor "777", daí ter criado este post.

Os valores recomendados são:
Pastas: 755
Ficheiros: 644

Em alguns casos, para um tema funcionar é necessário colocar algumas pastas (por exemplo, pasta "cache" quando existente) com as permissões 777. Tenha consciência que isto é perigoso e só deve de utilizar este valor quando não funcionar de outra maneira.

COMO É QUE SEI SE UM FICHEIRO ESTÁ COM AS PERMISSÕES ERRADAS?
Normalmente quando um ficheiro está com as permissões erradas, não funciona bem. Um exemplo é ter uma imagem no host e ao tentar utiliza-la ela não funciona. Isto normalmente é causado devido as permissões erradas.

No caso de ter um tema e as miniaturas não funcionarem, altere as permissões da pasta "cache" (se existir) ou a pasta "phpThumb" (se existir) para "777".

COMO FAZER?
Sempre que tenho este tipo de problemas eu faço isto via FTP (com o programa Filezilla). É fácil, rápido e permite seleccionar várias pastas ao mesmo tempo. É quase tudo automático e assim consegue-se poupar tempo.

Também é possível fazer isto através do cPanel, mas apenas pode fazer com os ficheiros de uma pasta (no filezilla selecciona apenas uma pasta e todos os ficheiros e pastas dentro dela são alterados automaticamente).

Veja as duas opções em baixo e escolha a melhor para si.

ATRAVÉS DE FTP (FILEZILLA):
1. Aceda ao FTP do seu alojamento com o Filezilla (veja como fazer),
2. Vá até a pasta / ficheiro que quer alterar as permissões,
3. Seleccione a pasta / ficheiro, clique no botão direito do rato » "Permissões do Ficheiro ...",

Permissões dos Ficheiros

4. Escolha a permissão que pretende dar e clique em "OK",

Permissões dos Ficheiros

5. Aguarde até a operação terminar.

ATRAVÉS DO CPANEL:
1. Aceda ao cPanel do seu alojamento (www.site.com/cpanel),
2. Procure o "Gestor de Ficheiros" e abra-o,

Permissões dos Ficheiros

3. Vá até a pasta / ficheiro que pretende alterar as permissões,
4. Seleccione a pasta / ficheiro e clique em "Alterar Permissão",

Permissões dos Ficheiros

4. Escolha a permissão que pretende dar a pasta / ficheiro (ver inicio do artigo) e clique em "Change Permissions",

Permissões dos Ficheiros

Nota: Este tutorial foi feito num computador com o Windows 7 utilizando o Filezilla 3.3.0.1 e o cPanel Build 40255. Com o tempo os passos podem ficar desactualizados, mas o procedimento será mais ou menos o mesmo.

Aproveite para subscrever o WPThemesPT.com ou para deixar um comentário!
Até Já! 🙂