Durante o dia de ontem, foi lançada a versão 3.2 do WordPress. Esta nova atualização destaca-se principalmente pelas mudanças feitas no design da área de gestão mas também pela maior velocidade e performance. Foi também introduzido um novo tema original, o Twenty Eleven (2011) e um editor de texto com outra aparência e com opções novas, entre elas a aparência simples e sem distrações da opção "full screen" (ecrã inteiro).

WordPress 3.2

No WordPress 3.2 "Gershwin" a equipa que desenvolve o WordPress aproveitou para dar alguns passos a frente, aplicou o novo HTML 5 e aproveitou para deixar de lado browsers como o Internet Explorer 6, coisa que já tinha sido feito por grandes empresas como a Google. A barra de administração conta agora com novos links de atalhos e a moderação de comentários é mais fácil e rápida. Outra das novidades é que nos próximos updates apenas serão substituídos os ficheiros que sofreram alterações em vez de ser aplicada uma instalação nova, o que resulta numa maior velocidade sempre que faz uma atualização.

Já o novo tema default tem algumas alterações no design, está mais atual. Uma das novidades é a possibilidade de colocar várias imagem a "rodarem" no cabeçalho, em vez de apenas uma.

Twenty Eleven Theme

Menos importante mas também novidade foi a criação de uma página de créditos do WordPress onde podemos encontrar informação sobre esta plataforma e sobre os colaboradores. Pode encontrar o link para essa página no fundo do seu painel de administração.

Nestes momentos há sempre dúvidas sobre os plugins e temas que possam ficar incompatíveis... por aqui, em 8 blogs atualizados, nenhum plugin ou tema parou de funcionar ;)

Vídeo de Apresentação

Download e Atualização

O download desta nova versão já pode ser feita através do site WordPress.org ou se preferir pode atualizar automaticamente através do seu painel de gestão, em "Atualizações".

O que acham desta nova versão? :)