A tão esperada versão 3.1 do WordPress foi ontem lançada e já está disponível para download em português. Esta nova versão foi apelidada de Reinhardt em memória do guitarrista norte-americano Django Reinhardt.

WordPress 3.1

As Novidades

Como já era de esperar, esta versão trás algumas novidades e incompatibilidades para alguns plugins e temas. Antes de actualizar, veja se os seus temas e plugins são compatíveis com esta versão.

Barra de Administração

Esta é a novidade que chama mais a atenção por aparecer sempre que você visite o site. Nesta actualização, os desenvolvedores do WordPress pegaram na barra do wordpress.com e colocaram-na no wordpress.org.

Barra do WordPress 3.1

Esta barra é mostrada apenas aos users registados, ou seja, os visitantes "normais" não a conseguem ver. Os users registados podem remove-la a qualquer momento através da página de gestão do perfil.

Opções da Barra

Formato dos Posts

Post FormatsA batalha entre o WordPress e o Tumblr continua e ambas as plataformas pegam nas melhores ideias do seu concorrente e implementam-na nos respectivos serviços. Desta vez a equipa do WordPress foi buscar inspiração aqueles lados e lembrou-se de adicionar uma opção que permite escolher o formato do post. Esta é uma opção bastante útil porque cada post pode ter um formato diferente para as imagens, vídeos, texto, etc.

A opção aparece na página onde você cria o post, no lado direito, mas para isso o seu tema tem que suportar esta novidade. Para saber como preparar o seu tema para esta funcionalidade, consulte a página no WordPress codex sobre os Post Formats.

Melhoramentos no Tema Azul

O tema azul do painel de gestão do WordPress sofreu algumas melhorias nas cores. Está muito mais suave e actual, mais uma boa alteração na minha opinião.

Painel de Administração - Azul

Mais Ajax no Painel de Gestão

O WordPress 3.1 veio introduzir mais ajax na área de administração. É possível navegar entre posts sem carregar a página e também saltar entre páginas de forma simples. Basta escrever o numero da página e voilà.

Vídeo por Saad Bassi

Destaque também pela possibilidade de navegar no arquivo de um só custom post time, coisa que até agora não era possível.

Inserção de Links nos Posts

Inserir links nos posts agora torna-se ainda mais fácil. Sempre que quiser colocar um link para dentro do seu site, pode escolher esse link numa lista mas também pode escolher fazer da maneira "antiga" e colar/escrever o endereço:

Links WordPress 3.1

Outros Destaques

  • Links internos - clique na opção de link interno e veja uma lista de links que podem ser escolhidos.
  • Barra de administração - contem vários links úteis para os administradores. Por defeito, a barra é mostrada quando um user autenficiado visita o blog. Nas instalações múltiplas (antigo WordPress MU), a barra aparece no blog e no painel de administração. A barra pode ser removida/adicionada na página de perfil do user.
  • Interface mais limpa - os novos utilizadores do WordPress irão ver menos opções ao escrever. Basta clicar em "Opções deste Ecran", no canto superior direito, para mostrar todas as opções.
  • Formato de posts - opção que vai definir a organização dos posts. Leia mais sobre este assunto na página sobre os Post Formats (em inglês).
  • Revisão da área de importação/exportação - revisão da área responsável pela importação e exportação de blogs.
  • Melhoramentos nos Custom Content Type - permite que os desenvolvedores criem páginas de arquivos, melhores menus e mais capacidade de controle. Mais informação na página sobre os Post Types (em inglês).
  • Consultas avançadas - permite aos desenvolvedores fazerem consultas avançadas a campos personalizados e taxonomias.
  • Tema azul revisto - mais limpo e dá maior destaque o que realmente interessa.

Mais informações aqui.

Vá... agora toca a actualizar o WordPress 🙂