O WordPress é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para criar blogs, portais, lojas online ou até mesmo fóruns.

Neste tutorial ensinamos a instalar o WordPress e damos algumas dicas básicas para poder criar um site de qualidade.

Instalar o WordPress

WordPress.com vs WordPress.org

Antes de instalar o WordPress, vamos apontar as diferenças entre o wordpress.com e o wordpress.org:

WordPress.com:

  • É um serviço gratuito, hospedado e sem preocupações de manutenção para o usuário - ao estilo do Blogger ou Tumblr;
  • Tem várias limitações, só pode usar os temas e plugins que eles têm, não é possível usar o seu tema ou plugin;
  • Não é possível fazer alterações no código dos temas ou plugins;
  • Existem upgrades pagos que removem algumas das limitações (usar um domínio personalizado, fazer alterações muito básicas no design, etc), mas continua a ser muito limitado;

WordPress.org:

  • O usuário pode instalar qualquer tema ou plugin, não existe nenhum limite;
  • É necessário alugar uma hospedagem, atualizações e segurança;
  • Pode usar publicidade e postar qualquer tipo de conteúdo;
  • É necessário instala-lo numa hospedagem (este tutorial ensina a fazer isso);
  • Este blog e grande parte dos sites usam o WordPress.org por não ter limitações;

Nós recomendamos o WordPress.org porque é o único que não tem restrições.

Instalar o WordPress

Instalar o WordPress é muito simples. Uma pessoa com conhecimentos básicos consegue instalar o WordPress em 5 minutos.

Se acha que é complicado, não desespere: na prática tudo o que você tem que fazer é enviar o WordPress para o alojamento (hospedagem) e liga-lo a uma base de dados (banco de dados).

1. Hospedagem e Domínio

O seu site/WordPress ficam instalados num servidor (servidor = computador) de alojamento. Sempre que uma página ou imagem é aberta, o navegador do usuário vai a esse servidor buscar o conteúdo para mostrar.

Existem milhares de empresas que têm este serviço, normalmente é pago por mês ou por ano. Os preços variam conforme os recursos que você precisa. Para começar, um plano básico é suficiente e custa a volta dos 15 reais / 20 euros por ano.

Neste tutorial vamos usar uma hospedagem que usa o cPanel, o painel de administração da hospedagem. Para os usuários brasileiros recomendamos a Hostgator Brasil e para os utilizadores portugueses recomendamos a PTServidor. Ambas empresas têm preços baixos, boa qualidade, apoio em português e usam o mesmo painel que nós usamos no tutorial.

Ao alugar a hospedagem, escolha também um domínio (endereço do site) para usar. Este domínio vai ser depois ser usado como endereço do seu site. Sugerimos que escolha um nome simples, fácil de memorizar, e numa extensão conhecida (.com, .com.br, .pt, etc).

2. Instalação em 5 Minutos

(Veja o vídeo em baixo)

Depois de ter a hospedagem e domínio, pode instalar o WordPress. Em resumo, é preciso:

  1. Fazer o download do WordPress;
  2. Enviar o WordPress para a hospedagem;
  3. Criar uma base de dados (banco de dados);
  4. Ligar o WordPress a base de dados;
  5. Escolher dados de login (usuário e password) e nome do site;

2.1 Download do WordPress

Transfira o WordPress para o Computador:

2.2 Enviar WordPress para a Hospedagem

Depois de descarregar o WordPress, é necessário transferi-lo para a hospedagem.

No painel de administração da hospedagem encontre e abra o gestor de ficheiros, faça o upload e extraia o WordPress.

2.3 Criar uma Base de Dados

Procure e abra a opção das base de dados, banco de dados ou databases no painel de administração.

Crie uma base de dados, um usuário/utilizador com uma password forte e depois adicione o utilizador a base dados com todas as permissões. Guarde toda a informação (nome da base de dados, nome do usuário e password) no bloco de notas. Vamos precisar desta informação para ligar o WordPress a base de dados.

2.4 Ligar o WordPress a Base de Dados

Abra uma nova janela no seu navegador com o endereço do site. Este endereço/domínio é aquele que você comprou ou escolheu quando alugou o serviço de hospedagem.

Uma mensagem do WordPress vai aparecer. Clique nos botões até chegar a página onde é necessário preencher os dados da base de dados. Esta informação é aquela que guardou no bloco de notas no passo anterior.

Preencha tudo e clique no botão que está no final da página. Se os dados estiverem errados não vai conseguir continuar para o próximo passo, por isso tenha atenção neste passo.

2.5 Terminando a Instalação

Nesta última janela terá que dar um nome ao site, criar um usuário, uma password, um endereço de email e escolher se quer ou não que os motores de busca indexem o seu site. Não se esqueça nem do usuário de login nem da password (que deve ser segura), vai precisar destes dados para entrar no painel de administração do WordPress.

Termine a instalação clicando no botão que está no final da página e continue para a página de login.

Veja todos estes passos em vídeo:

3. Personalização e Criação do Site

O trabalho de criação de um site não termina com a Instalação do WordPress. É necessário escolher um tema (template), instalar plugins e fazer algumas alterações para que o seu site fique num nível aceitável tanto para os usuários como para os motores de busca.

Recomendamos que leia a nossa série Como Criar um Blog de Sucesso, principalmente os artigos Plataforma, Endereço e Alojamento, Construção de um Blog e Últimos Detalhes e Lançamento.

Perguntas Frequentes

P: O que é um domínio?
R: Um domínio é o endereço do site (ex: wptotal.com ou google.com). O domínio pode ser comprado juntamente com a hospedagem e tem que ser renovado de ano a ano.

P: O domínio que queria já está ocupado, o que posso fazer?
R: Se alguém já comprou o domínio, você tem que escolher outro. Também pode falar com o dono do domínio e tentar comprar, mas normalmente o preço não compensa.

P: O que é uma hospedagem?
R: Uma hospedagem (Brasil), alojamento (Portugal) ou hosting (em inglês) é um espaço num computador, normalmente alugado, por uma empresa de alojamento. Você coloca o seu site nesse espaço e sempre que alguém abre uma página do site, a hospedagem envia o conteúdo para o computador dessa pessoa.

P: Existe alguma empresa onde possa usar o wordpress.org sem eu ter que instalar o WordPress?
R: Quase todas as empresas têm scripts de instalação automática do WordPress. Infelizmente nem sempre esses scripts são muito seguros e deixam os sites vulneráveis. Depois de escolher uma empresa, fale com eles e pergunte se eles podem instalar o wordpress para você.

Existem também algumas empresas especialistas em WordPress que tratam de todos os aspectos relacionados com a hospedagem. Você só tem que se preocupar com a aparência do site e com o conteúdo. Uma dessas empresas é a WPEngine, mas os preços são superiores quando comparadas com as hospedagens tradicionais.

Dúvidas e Problemas?

Se tiver alguma dúvida ou problema com a instalação pode passar pelos fóruns oficiais de ajuda. O mais movimentado é o fórum internacional (em inglês), mas também existe o fórum brasileiro e o fórum português. O Google também é uma boa fonte de informação, por isso procure antes de pedir ajuda.

Se o problema ou dúvida estiver relacionada com a hospedagem, contate a empresa de hospedagem.

Esperamos que este artigo tenha sido útil!