Criar um site é fácil mas é difícil fazer com que ele tenha sucesso. É preciso muito trabalho, dedicação e sempre que possível inovação e por isso criamos esta série de artigos que o vai ajudar a criar um blog (site, portal, etc) e ter sucesso com ele.

Todos os artigos foram baseados na nossa experiência e tentamos explicar ao máximo para que todos entendam, mas se ainda assim ficar com alguma dúvida deixe um comentário para que o possamos ajudar.

Neste primeiro artigo de como criar um blog de sucesso vamos falar sobre os primeiros passos que deve de seguir antes de criar um blog. Recomendamos que subscreva a nossa newsletter para habilitar-se a ganhar prémios e a receber mais informação útil por email:

Escreva o seu email e clique em "subscrever":

Como Criar Um Blog De Sucesso

Antes de Começar

Antes de avançar para a criação do blog é fundamental planear ou pelo menos pensar nas coisas que pretende fazer para depois não se arrepender ou ficar desmotivado.

É importante também estar consciente que para ganhar dinheiro com um site é preciso trabalho e dedicação. Não é só criar um blog, fazer alguns textos e colocar publicidade. Há muito trabalho que tem que ser feito.

1. Está realmente preparado para manter um site ?

Quando criei o meu primeiro site tinha uma ideia muito diferente daquela que tenho hoje. Pensava que ganhar dinheiro online era criar apenas um site sobre um assunto qualquer e colocar publicidade. Com o tempo e depois de muitos erros cometidos, percebi que as coisas não eram tão fáceis como pareciam e que para ganhar dinheiro era preciso fazer um bom trabalho e principalmente inovar.

Se você está a pensar criar um site deve de fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Estou disponível para abdicar de algumas horas de sono, de saídas com a família ou namorada(o) e fazer sacrifícios pelo projecto?
  • Estou disponível para fazer um investimento de 20/30 euros por ano para alojamento e um domínio?
  • Vou criar um blog sobre um assunto que me interesse e que me dê prazer em trabalhar sobre ele?
  • Vou ter paciência para esperar que o blog tenha um certo numero de visitantes para então poder ganhar dinheiro com ele?
  • Estou consciente que durante o período mais difícil (o início) terei pouco retorno ou nenhum?

Estas são as questões que coloco a mim mesmo antes de começar um novo projecto. Quando respondo "não" a algumas destas perguntas, desisto porque sei que não vou conseguir chegar a onde pretendo.

Para ter um blog de sucesso é preciso muito trabalho e sacrifício.

2. O site pode ter sucesso ?

Como disse anteriormente, não é possível ter sucesso com um blog se você não trabalhar e dedicar-se. Mas mais importante que isso é os conhecimentos que você tem sobre o assunto que o blog vai falar. Um dos maiores erros que algumas pessoas cometem é optarem por assuntos que podem dar dinheiro, mas que na verdade não entendem nada desse assunto.

Pegando num exemplo prático, uma pessoa com poucos conhecimentos sobre o mundo automóvel não vai conseguir dar uma boa opinião sobre um carro, mas já uma pessoa que passe a vida a volta de carros vai certamente falar em todos os pormenores e em coisas que a pessoa com poucos conhecimentos nem tinha reparado. Para o seu blog se destacar dos outros, você tem que inovar e criar conteúdo de qualidade, por isso evite entrar em nichos que não se sente a vontade pois não vai conseguir.

Para conseguir fazer um bom trabalho deve de escolher um assunto que esteja a vontade.

3. O que é que falta nos sites da concorrência ?

Depois de ter escolhido o nicho do blog deverá de analisar os sites da concorrência. O que é que falta nesses sites? O que é que na sua opinião você mudaria nesses sites? Lembre-se que o objectivo é fazer um trabalho melhor que eles e inovar naquilo que eles não inovaram. Isto é que o vai levar para outro nível.

Para ser mais explicito naquilo que estou a dizer, imagine que na sua área existem dois sites de referencia. Identifique as falhas e as qualidades de cada um e tente fazer melhor que eles.

Análise a concorrência e identifique os pontos que na sua opinião devem de ser melhorados.

4. Qual é o tempo que vai investir no blog ?

Depois de escolher um nicho e analisar a concorrência chegou a hora de definir o tempo que vai disponibilizar para trabalhar no blog. Nunca faça contas "apertadas" porque pode não conseguir cumprir o que planifica.

Por exemplo, se você tem 3 horas disponíveis por dia para estar na internet, dedique 2 horas ao blog e 1 hora para testar novos métodos, ler informação que o possa ajudar e para as coisas que fazia até agora como estar no facebook, no msn, etc. Isto é importante para que não fique desmotivado, mas lembre-se que o seu projecto está sempre a frente de outras coisas não tão importantes.

Defina o tempo que vai gastar por semana no projecto e tente cumprir sempre o que foi definido.

5. Defina Objectivos

Já na fase final da planificação, é tempo de criar metas a serem atingidas num determinado espaço de tempo. Comece sempre com metas pequenas. Espere ter 100 visitas diárias depois de 3 meses em vez de esperar ter 500, por exemplo.

Criar grandes metas é bom porque você está a ser optimista, mas por outro lado criar metas pequenas é melhor porque quase nunca ficará desapontado por não ter conseguido chegar ao que pretendia. Dê um passo de cada vez!

Alguns dos meus objectivos ao criar um projecto são:

  • Depois de X meses ter Y visitas por dia,
  • Depois de X meses ter Y posts,
  • Depois de X meses ter Y seguidores nas redes sociais,
  • Depois de atingir as X visitas por dia, começar a rentabilizar o blog,
  • Investir em publicidade depois de X dias ou meses,
  • etc.

Lembre-se que é importante criar pequenas metas para que as consiga sempre alcançar.

Defina as suas metas e objectivos, mas nunca dê "um passo maior que a perna".

Notas Finais

Neste primeiro artigo da série "Como Criar Um Blog" referi os pontos que na minha opinião são os mais importantes. No próximo artigo vou abordar o assunto da plataforma a utilizar para criar o blog assim como os prós e contras da utilização de serviços gratuitos. Fiquem atentos.

Espero que este artigo tenha sido útil! Se tiver alguma sugestão ou dúvida, deixe um comentário!