Depois de meio ano de trabalho, do trabalho de mais de 200 colaboradores e de mais de mil bugs corrigidos, o WordPress 3.0 está já disponível e trás novidades que vão agradar a todos!

Wordpress 3.0

Novidades

Novo Tema Base:
O WordPress 3.0 vem agora com um novo tema intitulado de Twenty Ten que vem substituir o já "velhinho" Kubrick. O Twenty Ten é um "super-tema" que está preparado para utilizar todas as funcionalidades desta versão do WordPress.

Posts Personalizados:
Este é na minha opinião uma das melhores novidades do WordPress 3.0. Agora é possível criar páginas para criar posts personalizados, sem ser necessário recorrer a custom fields. Para saber mais sobre esta função recomendo a leitura deste artigo (em inglês).

Integração com o WordPress MU:
O wordpress mu, um sistema que permite criar vários blogs (do mesmo género que o Sapo Blogs, WordPress.com ou Blogger.com), até agora estava separado do wordpress "normal". Nesta versão os dois sistemas foram fundidos e para activar o WordPress MU basta adicionar um código ao wp-config.php para poder configurar e gerir os blogs.

Opção para Gerir os Menus:
Uma opção que vai facilitar ainda mais a vida de quem utiliza o WordPress é aquela que permite adicionar links ao menu do blog através do painel de administração. Esta é uma opção que pelo que sei já era utilizado pela WooThemes.

Reorganização/Remodelação de Algumas Opções:
1. Temas - A instalação de novos temas está agora "colada" ao menu "Themes".
2. Instalador de Plugins - Nas versões anteriores a instalação de plugins (através dos links presentes no painel de administração) a confirmação aparecia numa nova janela dentro da actual. Agora a instalação de plugins passa a mostrar uma aviso no ecrã, o que torna o processo mais rápido.
3. Importação de um Blog - Nesta versão é necessário instalar um plugin para poder fazer a importação do ficheiro com o conteúdo de um blog. O plugin é disponibilidade pelo próprio wordpress.
4. Design do Painel de Administração - As cores do tema principal do painel de administração do wordpress clarearam um pouco. O cinzento escuro desaparece dando lugar a um cinzento mais claro.
5. Localização do link "update" - O link passa a estar logo na primeira "tab" do menu, em "Dashboard" ou "Painel", em português.

Vídeo de Apresentação

Download

- WordPress 3.0 (Inglês)
- WordPress 3.0 (Português de Portugal)
- WordPress 3.0 (Português do Brasil)

Até Breve! 🙂