Este é um guest post do amigo Pedro, fundador do blog LibertyTuga.com, sobre as miniaturas nos posts. Esta é uma função que está disponível desde o wordpress 2.9.

Uma das novidades do wordpress 2.9 é a opção de adicionar miniaturas ao posts de uma maneira muito simples!

Para fazer isso apenas precisamos de de mexer em dois ficheiros do theme (ou mais, dependendo onde querem que mostre a miniatura). Podem ver um exemplo das miniaturas nos posts no LibertyTuga.

Para que o tema suporte esta funcionalidade, adicione o seguinte código no ficheiro functions.php. Se o seu tema não tiver este ficheiro, pode cria-lo.

if ( function_exists('add_theme_support') ) {
    add_theme_support('post-thumbnails');
}

Este código vai verificar se a versão do WordPress suporta as miniaturas. Apenas na versão 2.9 ou superior é que funciona.

Para mostrar as miniaturas no tema, basta adicionar dentro do loop dos posts, o seguinte código:

< ?php
if ( has_post_thumbnail() )
the_post_thumbnail( 'thumbnail' );
else
echo '';
?>

O código verifica se o post tem uma miniatura, se tiver a imagem é mostrada, se não irá ser mostrada uma imagem default que neste caso iria estar em http://seusite.com/sem_miniatura.jpg.


Agora que o tema já está preparado, para adicionar uma miniatura a um post faça o seguinte: Ao criar um novo post vai ver uma nova caixa chamada de Miniatura do Post e dentro dessa caixa podem Definir a miniatura.


Depois de fazer o upload da imagem ou escolher a imagem que pretende para miniatura, aparecerá um link Usar como miniatura. Clique no link e publique o post normalmente.

O tamanho da miniatura pode ser alterado no seu Painel de Administração. Vá a Opções » Media » Tamanho da Miniatura.

Agradeço a disponibilidade do Pedro pela criação deste artigo! Aproveite para deixar o seu comentário e se quiser ter aqui um texto seu, contacte-nos. 🙂