Todas as pessoas que têm sites necessitam de transferir dados para de e para o alojamento. Existem várias formas de fazer esta tarefa, mas a mais fácil e rápida é através de um programa de FTP. Neste tutorial explico como pode aceder ao alojamento via FTP.

O FTP é um protocolo muito utilizado na internet para a transferência de dados entre computadores. Em muitos casos a velocidade da transferência de ficheiros através deste método é superior quando comparada com o protocolo http.

Existem duas formas de aceder a outro computador (neste caso a um servidor de alojamento) através de FTP. Apenas vou falar na maneira mais fácil que é utilizar um software que você pode instalar no seu computador.

Eu utilizo e recomendo o Filezilla (que pode fazer o download aqui) porque é um programa gratuito, leve, simples de usar e está disponível para Windows, Linux e MAC OS.

Como fazer?

Depois de instalar e abrir o programa irá ver um ecrã onde vai inserir os seguintes dados: (alterar o que está a negrito):
Anfitrião: ftp.oseusite.com
Nome de utilizador: user-cpanel
Palavra Passe: a mesma que utiliza para aceder ao cpanel
Porta: 21

Dica: Para não ser necessário estar sempre a fazer isto, no filezilla vá a "Ficheiro" » "Gestor de Sítios" » "Novo Sítio" e preencha os campos necessários.

Para entender melhor veja a seguinte imagem:

FTP

Transferir Ficheiros

Depois de estar ligado ao alojamento pode começar a transferir ficheiros. Normalmente o site está alojado na pasta "public_html" ou "www". É dentro desta pasta que você vai encontras todas as pastas e ficheiros que podem ser acedidos com o seu navegador de internet.

FTP

Nota Importante: Este tutorial foi feito usando o Filezilla 3.3.4, num computador com Windows 7, utilizando um alojamento com linux e cPanel, por isso se estiver a usar outras versões ou sistemas operativos, a maneira como tem que fazer as coisas pode ser diferente.

Espero que o post seja útil! Se tiver dúvidas, deixe um comentário!